Publicidade
SÃO PAULO – A produção industrial na China cresceu mais do que o esperado pelos analistas no mês de novembro, ao passo em que os preços ao consumidor registraram sua primeira variação positiva em 10 meses, revelou nesta sexta-feira (11) o escritório oficial de estatísticas do país.
Os analistas esperavam uma expansão por volta de 18% para a produção industrial da economia emergente, enquanto o crescimento verificado foi de 19,2%. Também colaborou a diminuição do ritmo de queda das exportações frente a novembro de 2008.
Os números reforçam a proeminência da China no processo de recuperação global, ao mesmo tempo em que as importações continuam a avançar, marcando crescimento de 26,7% no penúltimo mês do ano.
Adeus deflação
Já o índice de preços ao consumidor apontou variação positiva de 0,6% em novembro, a primeira em quase dez meses, impulsionando as expectativas sobre a reversão dos estímulos monetários.
Destaque também para as vendas ao varejo, que subiram 15,8% de outubro para novembro deste ano, como também ao aumento dos novos empréstimos, que alcançaram a marca de US$ 43,2 bilhões em outubro e superaram as estimativas.