Produção industrial abaixo do esperado poderá prejudicar bolsas dos EUA

Os investidores analisam os indicadores econômicos divulgados nesta manhã e as oscilações dos preços do petróleo

Publicidade

SÃO PAULO – Nas principais bolsas dos EUA, os investidores acompanham nesta quarta-feira a divulgação de indicadores econômicos e observam as oscilações do petróleo e o noticiário corporativo.

A cotação da commodity está em alta, porém o barril é negociado nesta manhã na faixa dos US$ 63, muito abaixo do recorde ultrapassado logo após o furacão Katrina.

No cenário corporativo, um dos destaques deverá ficar por conta das companhias aéreas Delta Air Lines e Northwest Airlines, após rumores de que ambas entrarão com pedido de proteção jurídica contra falência.

Indicadores econômicos

No plano econômico, o mercado analisa o Retail Sales referente ao mês de agosto, divulgado nesta manhã. No período, as vendas diminuíram 2,1%, ficando abaixo das expectativas do mercado, que apontavam para uma baixa de 1,4% nas vendas no período. Vale destacar que as vendas no mês anterior apresentaram variação positiva de 1,8%.

Excluindo-se o item automóveis, cujas vendas são consideradas muito voláteis, o Retail Sales ex-Auto apresentou alta de 1,0% em agosto, acima das expectativas que giravam em torno de uma variação positiva de 0,5%. No mês anterior, as vendas aumentaram 0,5%.

Produção industrial cresce abaixo do esperado

São analisados também o Industrial Production e o Capacity Utilization, que contém os dados relacionados à produção industrial norte-americana. Nesse período, a indústria dos EUA registrou expansão de 0,1%, abaixo das expectativas, que apontavam para alta de 0,3%. Vale lembrar que o indicador ficou em linha com a variação positiva de 0,1% contabilizada pelo índice de julho.

Continua depois da publicidade

Já a capacidade industrial utilizada atingiu 79,8% no período, um pouco abaixo das expectativas do mercado de 79,9% e em linha com os 79,8% registrados em julho.

Bolsas dos EUA fecharam em baixa

No pregão de terça-feira o índice Nasdaq Composite fechou em desvalorização de 0,51% atingindo 2.172 pontos, o S&P 500 fechou em queda a 1.231 pontos em desvalorização de 0,75% e o índice Dow Jones fechou em baixa de 0,80% chegando a 10.597 pontos.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nasdaq C -0,51 2.172 +0,69 -0,17
S&P 500 -0,75 1.231 +0,07 +1,59
Dow Jones -0,80 10.597 -0,03 -1,72