Produção global de aço sobe novamente em julho e renova máxima do ano

A China foi responsável por quase 50% do aço fabricado em julho; é o quarto mês consecutivo de alta na fabricação mundial

Publicidade

SÃO PAULO – A World Steel Association divulgou o balanço da produção mundial de aço bruto durante o mês de julho, ressaltando o bom desempenho do período, mesmo que a produção tenha retraído 11,1% na comparação anual.

Julho marca o quarto mês consecutivo de alta na produção internacional de aço, também sendo o mês com o maior volume fabricado em 2009, com 103,861 milhões de toneladas métricas contra as 99,667 milhões apresentadas em junho.

No acumulado do ano, a produção global soma 652,898 milhões de toneladas métricas, 19,9% inferior às 815,007 milhões de toneladas métricas de aço produzido entre janeiro e julho de 2008.

China

Dentre os 66 países que integram o grupo monitorado pela WSA, a China ocupa posição de destaque, sendo responsável por quase 50% da produção global do produto. O país fabricou cerca de 50,7 milhões de toneladas métricas durante o mês em questão.

A produção de aço na nação asiática também chama a atenção por ter sido uma das poucas que apresentaram variação positiva na base de comparação anual, subindo 12,6%, atrás, em termos relativos, apenas de Equador, com evolução estimada em 174%, Irã, com um acréscimo de 15,1%, e Uzbequistão, cuja produção aumentou 28,8% na passagem de julho de 2008 para igual mês neste ano.

Brasil

Por sua vez, o Brasil somou em julho 2,496 milhões de toneladas métricas de aço produzido, 22,8% a menos do que no mesmo mês do último ano. Contudo, na comparação mês a mês, a produção nacional total avançou 28,5%.