Petróleo

Produção de petróleo do País se recupera em outubro, diz ANP

Na comparação com outubro do ano passado, no entanto, a produção foi 4,4% menor

arrow_forwardMais sobre

RIO DE JANEIRO – A produção de petróleo brasileira se recuperou ligeiramente no mês de outubro e atingiu 2,011 milhões de barris diários em média, incremento de 4,6% ante o mês anterior, informou nesta quarta-feira (5) a ANP (Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis).

Na comparação com outubro do ano passado, no entanto, a produção foi 4,4% menor, segundo a ANP.

A extração de petróleo do Brasil no mês de setembro, de 1,923 milhão de barris por dia foi a menor desde julho de 2009.

A queda da produção nacional ao longo de 2012 foi impactada pela baixa produção da Petrobras, responsável por 94% da extração brasileira, segundo a ANP, que em setembro teve a menor produção desde abril de 2008.

No mês de outubro, porém, algumas das plataformas da estatal que estavam paradas para manutenção retornaram às operações e contribuíram para a retomada da produção.

Além disso, entrou em operação em outubro o FPSO Cidade de Anchieta, na área denominada Parque das Baleias, no pré-sal da bacia de Campos no Estado do Espírito Santo.

A estatal espera fechar o ano com produção média perto de 2 milhões de barris por dia.

Gás
A produção de gás natural dos campos brasileiros, sem liquefeito, alcançou 73milhões de metros cúbicos por dia e bateu novo recorde, superando a de junho de 2012, de 72 milhões de metros cúbicos diários.