Produção de petróleo da Líbia sobe acima de 800 mil bpd pela 1ª vez desde 2014

A produção nacional de petróleo poderia subir a entre 1,1 milhão de bpd e 1,2 milhão de bpd se fossem retirados obstáculos políticos, disse a NOC em um comunicado

Reuters

(Divulgação)

Publicidade

TÚNEZ, Líbia (Reuters) – A produção de petróleo da Líbia tem se mantido acima de 800 mil barris por dia (bpd) pela primeira vez desde 2014, disse nesta quarta-feira a National Oil Corp (NOC), que ressaltou que uma disputa comercial com a petroleira alemã Wintershall impede uma produção extra de 160 mil bpd.

A produção nacional de petróleo poderia subir a entre 1,1 milhão de bpd e 1,2 milhão de bpd se fossem retirados obstáculos políticos, disse a NOC em um comunicado.

“Para que isso aconteça, o petróleo deve fluir livremente. Isso requer um esforço nacional”, disse o presidente da companhia, Mustafa Sanalia, em comunicado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sanalla disse que a disputa com a Wintershall, companhia de petróleo e gás da Basf, está vinculada a um decreto emitido pelo Conselho Presidencial do Governo respaldado pela ONU em Trípoli que lhe garante poder para negociar acordos de investimento com empresas estrangeiras.

A NOC se opõe ao decreto, que segundo Sanalla “foi redigido com a ajuda da Wintershall e para beneficiar a Wintershall”.

“Esse é um assunto muito sério. Estaríamos produzindo quase 1 milhão (de bpd) se não fosse a recusa da Wintershall a implementar termos acordados em 2010”, disse Sanalla.

Continua depois da publicidade

Representantes da Wintershall não puderam ser encontrados imediatamente para comentar a situação.

(Por Aidan Lewis; reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres)