frango

Produção de frango cresce 42% em Tocantins

Para este ano as expectativas são boas, uma vez que o crescimento na produção de grãos, como o milho e a soja, contribuiu para diminuir o custo de produção

Por  Datagro

SÃO PAULO – A avicultura tocantinense obteve resultados positivos em 2015. De acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado, as exportações impulsionadas pelo dólar, elevaram a população de aves, que passou de 6,8 milhões aves em 2014, para aproximadamente 10 milhões em 2015, um aumento de 42,55%.

Para este ano as expectativas são boas, uma vez que o crescimento na produção de grãos, como o milho e a soja, contribuiu para diminuir o custo de produção. Entretanto, para Érika Jardim, diretora de Políticas para Pecuária da Secretaria da Agricultura, o foco deve ser mantido no mercado interno. “ Estamos otimistas com a retomada do crescimento da produção e com a atuação do Tocantins nas exportações, mas o principal mercado deve continuar sendo o interno”, analisa. 

Atualmente o Tocantins conta com 109 avicultores, 110 estabelecimentos avícolas comerciais cadastrados, sendo 102 devidamente certificados. O estado conta também com três granjas, para produção de frango de corte, instaladas nos municípios de Araguaína, Paraíso e Tocantinópolis, com capacidade total de criar 5.458 aves para corte. 

 

Compartilhe