Probabilidade de correção forte da bolsa até o final do ano é de 49%, diz avaliação

Levantamento da InfoMoney mostra equilíbrio de opiniões; Ibovespa já perdeu 4% em junho após euforia recente

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto se questiona a validade dos fundamentos por trás de uma recuperação iminente da economia global, a expectativa de um ajuste nos mais de 35% acumulados em 2009 pela bolsa brasileira ganha apoio. Avaliação realizada recentemente pela InfoMoney traz conclusões a respeito.

Frente à pergunta: “Qual a probabilidade do Ibovespa sofrer uma forte correção até o final do ano?”, foram coletadas 4.531 opiniões, que resultaram em uma média de 49,46% de possibilidade. Mais de 16% dos consultados veem 100% de chance.

Por sua vez, também cerca de 16% dos entrevistados optaram pela neutralidade: 50% possível, evidenciando o equilíbrio das apostas. Enquanto pouco mais de 12% se mostraram mais otimistas, vendo 0% de probabilidade de correção.

Ajuste

Dominado por um clima mais otimista que se instalou no mercado, o índice paulista chegou perto dos 55 mil pontos no início de junho – o maior patamar desde setembro de 2008 -, mas a onda favorável perdeu força em nível global. Neste mês, por exemplo, o principal índice da BM&F Bovespa registra perdas de 4%.

Segundo analistas, o ajuste recente à euforia dos últimos meses responde a alguns sinais fracos que vêm sendo divulgados da economia dos EUA, sobretudo no setor industrial. Para o Bank of America Merrill Lynch, a retomada rápida do otimismo e dos mercados pode precisar de uma “pausa para respirar”.

No início da semana, Dominique Strauss-Kahn, presidente do FMI (Fundo Monetário Internacional), disse que a maior parte do pior ainda não é passado. Timothy Geithner, secretário do Tesouro norte-americano, endossou o discurso cauteloso: “É muito cedo para nos voltarmos para políticas restritivas”.

Continua depois da publicidade

Oportunidade

Na opinião do economista do Banco Cruzeiro do Sul Alberto Furuguem, a característica do mercado nos últimos meses tem sido a volatilidade, com tendência de alta. “Aqueles com sangue frio para comprar sistematicamente nas baixas e vender sistematicamente nas altas têm se dado bem”, diz em relatório.

Confira a avaliação

Qual a probabilidade do Ibovespa sofrer uma forte correção até o final do ano? Votos Percentual
0% 548 12,09%
10% 270 5,96%
20% 525 11,59%
30% 338 7,46%
40% 331 7,31%
50% 735 16,22%
60% 288 6,36%
70% 329 7,26%
80% 208 4,59%
90% 204 4,50%
100% 755 16,66%
Total 4.531 100%