Principais índices norte-americanos operam em alta, repercutindo agenda cheia

Divulgação de indicadores acima do esperado pauta início da sessão nos EUA; fusão cria gigante no setor aéreo

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices de Wall Street operam alta no início da sessão desta sexta-feira (1). O foco dos mercados se volta para a agenda agitada do dia, que conta com diversos números da economia norte-americana e também um indicador chinês que animou os investidores. No front corporativo, destaque para a conclusão de uma fusão no setor aéreo.

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 S&P 500 +0,69 1.149 +6,37 +3,04 
 Nasdaq +0,66 2.384 +9,53 +5,07 
 Dow Jones +0,65 10.858 +5,73 +4,12 

Agenda
Entre os diversos números divulgados na manhã da sexta-feira, destaque para a avaliação da renda individual dos norte-americanos (Personal Income) e os gastos dos consumidores com bens e serviços (Personal Spending), ambos referentes ao mês de agosto. Ambos superaram as expectativas, que davam conta de um avanço de 0,3% – o Personal Income mostrou alta de 0,5%, enquanto o Personal Spending avançou 0,4%.

Já o núcleo do índice de preços PCE (Personal Consumption Expenditures), um dos mais observados pelo Banco Central norte-americano, registrou variação positiva de 0,1% no mês de agosto, em linha com as expectativas do mercado e do resultado de julho.

Não perca a oportunidade!

A confiança do consumidor norte-americano medida pela Universidade de Michigan também ficou acima do esperado em setembro. Os números finais do Michigan Sentiment apontaram 68,2 pontos, resultado superior às expectativas do mercado, que indicavam 67 pontos. Em agosto, o indicador havia atingido 68,9 pontos.

Apesar da queda de 0,4% em agosto, o Construction Spending, que mede os gastos com construção civil nos Estados Unidos, veio melhor do que as expectativas, que apontavam queda de 0,5% para o mês. 

Por outro lado, o ISM Index ficou abaixo do esperado no mês de setembro. No último mês, o indicador, que mede o nível de atividade industrial nos Estados Unidos, atingiu 54,4 pontos, enquanto as expectativas do mercado indicavam 54,8 pontos. A medição de agosto marcara 56,3 pontos.

Continua depois da publicidade

China
Além disso, bons dados econômicos vieram da China. O índice que mede a atividade manufatureira no país cresceu de 51,7 pontos em agosto para 53,8 em setembro, acima das projeções dos analistas, que eram de 52,5 pontos.

Cenário corporativo
Os papéis da holding UAL Corporation, contoladora da 
United Airlines, apresentam alta de 1,07%. Nesta sexta-feira foi anunciada a conclusão das negociações para a fusão da companhia com a Continental Airlines. Após o final da operação, a holding UAL Corporation será rebatizada de United Continental Holdings e começara a ter seus papéis negociados através do ticker UAL.

A HP vê seu ativos desvalorizarem 2,7% após anunciar Leo Apotheker como o novo CEO (Chief Executive Officer) da empresa. Anteriormente, Apotheker foi presidente da tech SAP, cujos ADRs (American Depositary Receipts) avançam 3% em Nova York. 

Por fim, as ações da fabricante de brinquedos Tyco sobem 1,4%. A companhia divulgou plano de recompra de ações no valor de US$ 750 milhões. Ainda no segmento infantil, a Gymboree, que teve sua venda noticiada pelo Wall Street Journal, segue a escalada postiva já apresentada no pré-market e dispara 16,7% no início da sessão.