Principais índices de ações europeus sobem com bons dados dos EUA

Divulgação de indicadores e recente teste de estresse na Espanha fortaleceram as bolsas europeias

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – As ações europeias subiram nesta segunda-feira (1), lideradas pelos papéis do setor financeiro e impulsionadas pelos dados melhores do que o esperado nos Estados Unidos. Ajudou ainda a preocupação menor sobre o recente teste de estresse na Espanha.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 1,45%, aos 1.104 pontos. O indicador Euro STOXX 50, das blue chips da zona do euro, avançou, por sua vez, 1,9%, para 2.501 pontos.

Os índices dos setores financeiro e de mineração foram os que tiveram melhor desempenho na sessão, com o bancário com ganhos após os resultados do teste de estresse nos bancos espanhóis divulgados na sexta-feira (28) sem surpresas negativas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os lucros foram ampliados na segunda metade do pregão com dados norte-americanos dando conta de que o setor industrial cresceu pela primeira vez desde maio.

“Alguns dos resultados do teste de estresse aumentaram a confiança no sistema bancário espanhol, mesmo se a Espanha ainda provavelmente precisar de ajuda da UE (União Europeia)”, avaliou o chefe de alocação de ativos no banco suíço Gonet, Cyrille Urfer.

“Mas há muitos números de empresas e no front econômico que estão do lado fraco, portanto, podemos ter alguma pressão durante o resto do ano. Seria um erro correr atrás do mercado”, completou.

Continua depois da publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 1,37%, a 5.820 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 1,53%, para 7.326 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve ganhos de 2,39%, a 3.434 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 2,83%, para 15.523 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 subiu 0,98%, a 7.784 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve alta de 0,63%, para 5.235 pontos.[

Veja mais: