Principais bolsas asiáticas fecham em alta impulsionadas pela Nasdaq

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As principais bolsas asiáticas fecharam em alta impulsionadas pelo bom desempenho da bolsa eletrônica Nasdaq, que registrou forte elevação de 5,41% no pregão de sexta-feira, e pela sinalização de que as eleições presidenciais norte-americanas estão sendo definidas a favor do candidato republicano George W. Bush, declarado vencedor da eleição na Flórida. Os principais destaques positivos no mercado asiático ficaram com os papéis das empresas de tecnologia e telecomunicações.
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 2,83%, com as ações das fabricantes de equipamentos eletrônicos Fujitsu (+8,8%), Sony (+7,7%) e Toshiba (+6,5%), e da fabricante de semicondutores NEC (+8,1%) apresentando as principais altas do pregão. Outros destaques foram a empresa de internet e telecomunicações Hikari Tsushin (+8,0%), a holding com investimentos em internet Softbank (+6,7%), além das companhias de telecomunicações NTT e NTT DoCoMo, ambas subindo 1,1%. Já a empresa do setor de equipamentos eletrônicos Matsushita Electric contrariou a tendência do mercado japonês e registrou a queda mais significativa do dia, recuando 2,3%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,57%. As principais altas ficaram por conta dos bancos Dao Heng (+2,8%), Hang Seng (+2,7%) e HSBC (+1,9%), e das companhias de telecomunicações Smartone Telecommunication (+2,5%) e China Mobile (+1,7%), que recuperou parte da perda acumulada de 17% na semana anterior, devido aos planos do governo da China de rever a estrutura de tarifas. As ações da maior fabricante de computadores da China, a Legend Holdings, também registraram bom desempenho avançando 2,6%. Por outro lado, os papéis da empresa de telefonia móvel China Unicom (-2,8%) e da holding First Pacific (-2,4%) foram os principais destaques negativos do pregão.

Na Bolsa da Coréia do Sul o índice Kospi apresentou forte elevação de 4,37% influenciado pelas ações dos setores de tecnologia e telecomunicações. Os principais destaques positivos ficaram com os papéis da Hyundai Electronics (+15,0%) e da Samsung electronics (+11,0%), além das companhias telefônicas SK Telecom (+3,95) e Kores Telecom (+1,8%).





































Outros mercados: Austrália All Ordinaries +0,61 %
Cingapura Straits Times -0,24 %
Filipinas PSE Composite -0,56 %
Indonésia Jakarta Composite -0,68 %
Malásia KLSE Composite +2,45 %
Tailândia SET -0,24 %
Taiwan Taiwan Weighted +0,25 %

Compartilhe