Primeira prévia do IGP-M para setembro atinge 1,13%

Neste período o IPA e o INCC registraram aceleração no ritmo de elevação dos preços, já o IPC recuou em relação ao mesmo período do mês de agosto

Publicidade

SÃO PAULO – A Fundação Getúlio Vargas divulgou na tarde desta segunda-feira o resultado da primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços- Mercado) para o mês de setembro. O índice registrou uma inflação de 1,13% no período, frente aos 1,01% registrado no primeiro decêndio de agosto.

A taxa foi a maior apresentada desde agosto de 2000, quando atingiu 1,58% na primeira prévia e 2,39% no mês cheio. Vale lembrar que o mês de agosto deste ano corrente, a inflação medida pelo IGP-M atingiu 2,32%, levemente inferior ao registrado há dois anos.

No acumulado dos últimos doze meses encerrados em agosto, o índice registra variação positiva de 11,92%, enquanto somente em 2002 a alta dos preços atinge 9,17%.

IPA e INCC sobem, IPC recua

A inflação no primeiro decêndio de setembro foi impulsionada pelo aumento dos preços ao atacado, IPA, que registraram uma forte variação positiva de 1,54%, frente à inflação de 1,30% registrada mesmo período de agosto.

Já o Índice de Preços ao Consumidor IPC registrou inflação de 0,42%, frente aos 0,67% registrados na primeira prévia de agosto, uma leve desaceleração no ritmo de aumento dos preços.

Por último, o Índice de Custo da Construção Civil, INCC registrou forte aceleração. Os preços deste índice subiram 0,55% no primeiro decêndio de setembro, frente ao aumento de 0,19% no mesmo período de agosto.

Continua depois da publicidade

Metodologia do IGP-M

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.

O IGP-M é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Construção Civil (INCC – peso de 10%).

Tópicos relacionados