Previdência, PIB da China e emprego: o que você precisa acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar nesta semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do otimismo ter dominado o início da semana que termina, os últimos dias foram de apreensão com a grande chance do término da votação da reforma da Previdência ficar para após o recesso. Para a próxima semana ainda terão trabalhos no Congresso, mas com poucas chances do processo todo terminar agora.

Após uma votação rápida da reforma em primeiro turno no plenário, o texto travou na discussão dos destaques (alterações na proposta) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a falar diversas vezes que a intenção era encerrar a votação até a noite desta sexta, o que não aconteceu.

A questão agora é até onde os parlamentares conseguirão ir. Há uma chance de que os destaques terminem de ser votados ainda nesta sexta, podendo levar a realização de sessão no sábado para tentar uma última chance de votar o segundo turno.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O recesso parlamentar só tem início oficialmente na quinta-feira (18), mas deste o começo da semana é provável que ocorra um esvaziamento do Congresso. O governo deve seguir lutando para conseguir encerrar esta etapa na Câmara, mas cresce a expectativa de que a votação em segundo turno fique para 6 de agosto, no retorno aos trabalhos.

Indicadores
A semana contará com uma agenda mais “fraca” de indicadores. No Brasil, o grande destaque fica para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, na segunda-feira (15). A expectativa da equipe da XP Investimentos é que o dado tenha alta de 0,03%.

Por aqui, atenção especial ainda para os números de criação de empregos formais, também na segunda. Já na quinta-feira (18), a CNI divulga o indicador de confiança industrial.

Continua depois da publicidade

No exterior, o calendário nos Estados Unidos será mais recheado, com números de vendas do varejo, produção industrial e confiança do construtor na terça-feira (16), enquanto na sexta-feira (19) sairá o dado de confiança do consumidor.

Por fim, na China, atenção especial ao PIB do segundo trimestre, que será divulgado na noite de segunda-feira, com expectativa do mercado de alta de 6,2% na economia. No mesmo dia, saem os números de produção industrial e investimentos em ativos.

Clique aqui e confira a agenda completa de indicadores.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.