Publicidade
A sessão desta terça-feira (27) serve de aquecimento para a chamada Super Quarta, termo usado pelo mercado para o dia em que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e o Banco Central do Brasil divulgam simultaneamente suas decisões sobre juros.
Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) divulga a prévia da inflação com os dados do IPCA-15 referentes ao mês de janeiro. A expectativa é de que o IPCA-15 mostre um aumento de 0,22% no mês e de mais 4,52% no acumulado de 12 meses. Na segunda-feira, analistas consultados pelo BC seguiram em sua tendência de redução da expectativa para a inflação neste ano na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, mantendo ainda a projeção de manutenção da Selic nesta semana.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2026 foi reduzida pela terceira semana seguida, em 0,02 ponto percentual, a 4,0%. Para 2027 a expectativa seguiu em 3,80%.

Futuros de NY operam sem direção definida às vésperas do Fed e balanços de big techs
Meta, Microsoft e Tesla divulgarão seus resultados na quarta-feira

Caso Master leva Lula a falar em possível saída de Toffoli do STF, diz jornal
Segundo a Folha de S.Paulo, auxiliares relatam que Lula vê desgaste para o STF e para o governo e avalia impacto político das suspeitas envolvendo o Banco Master e familiares de Toffoli
No campo corporativo, as atenções se voltam para os dados de produção e vendas da mineradora Vale (VALE3) no 4T25 (quarto trimestre de 2025) nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, com a expectativa de que a mineradora seja um destaque entre os resultados financeiros do período (a serem divulgados dia 12 de fevereiro).
Depois de bater o recorde de máxima consecutivas vezes na semana passada, o Ibovespa fechou a segunda-feira com leve baixa de 0,08%, aos 178.720,68 pontos, uma perda de 137,86 pontos.
Nesta terça, quatro empresas listadas na bolsa divulgam o balanço financeiro do 4º trimestre e de 2025: Boeing; American Airlines; Louis Vuitton; General Motors. Nos EUA, as atenções também se voltam para a Amazon, que deve demitir milhares de funcionários ainda essa semana, em sua segunda onda de demissões em massa em menos de três meses.
Continua depois da publicidade
Hoje, os EUA também divulgam o índice mensal de Confiança do Consumidor, com a expectativa de marcar 90,9 pontos, e a variação semanal do emprego no setor privado medida pela ADP. Mais tarde, o presidente Donald Trump fará um discurso sobre economia e energia no estado do Iowa.
O que vai mexer com o mercado nesta terça
Agenda
O presidente da República embarca às 13h30 (horário de Brasília) para a Cidade do Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, organizado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), nos dias 28 e 29 de janeiro.
Brasil
09:00 – Indicador: IPCA-15
Período: Janeiro
Previsão mensal: +0,22% | Anual: +4,52%
Estados Unidos
12:00 – Indicador: Confiança do consumidor
Período: Janeiro
Previsão: 90,9
Continua depois da publicidade
18:30 – Indicador: Estoques de petróleo (API)
Período: Semanal
INTERNACIONAL
Crise em Minnesota
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que teve um bom telefonema com o governador de Minnesota, Tim Walz, e que os dois querem trabalhar juntos para melhorar a situação em Minnesota, onde agentes de imigração dos EUA mataram dois cidadãos norte-americanos neste mês.
“Foi uma ligação muito boa, e nós, na verdade, parecíamos estar em sintonia”, disse Trump em uma publicação na mídia social. “A criminalidade diminuiu bastante, mas tanto o governador Walz quanto eu queremos melhorar isso!”
Continua depois da publicidade
Novo shutdown
O mercado de previsões ampliou fortemente nesta segunda-feira, 26, a chance de uma nova paralisação governamental acontecer nos EUA a partir do sábado, dia 31. As apostas de shutdown até o final deste mês na plataforma Polymarket saltaram de 9% na sexta-feira para 81%, por volta das 16h15 (de Brasília). Na plataforma Kalshi, a expectativa de paralisação era de 78% no mesmo horário.
O temor recente se baseia na possibilidade de os parlamentares democratas se recusarem a votar o Orçamento sem mudanças nas provisões para a segurança interna, devido aos conflitos em Minneapolis e as ações da agência de Imigração e Alfândega dos EUA, conhecida como ICE.
Gás russo
Os países da União Europeia deram nesta segunda-feira aprovação final para proibir as importações de gás russo até o final de 2027, tornando juridicamente vinculativa a promessa de romper os laços com seu antigo principal fornecedor, quase quatro anos após a invasão em larga escala da Ucrânia por Moscou.
Continua depois da publicidade
Os ministros dos países da UE aprovaram a lei em uma reunião em Bruxelas na segunda-feira, embora Eslováquia e Hungria tenham votado contra e a Bulgária tenha se abstido. A Hungria disse que contestaria a lei no Tribunal Europeu de Justiça.
BRASIL
Permanência de Tofolli
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem demonstrado insatisfação com a atuação do ministro Dias Toffoli na relatoria do inquérito que apura irregularidades no Banco Master, segundo relatos feitos à Folha de S.Paulo por auxiliares do Planalto.
A apuração revelou que o petista acompanha de perto o andamento da investigação e, nos últimos dias, passou a sinalizar que não pretende assumir a defesa pública do magistrado diante das críticas que cercam o caso.
Continua depois da publicidade
Gasolina mais barata
A Petrobras informou nesta segunda-feira que reduzirá na terça-feira os preços de venda de gasolina A para as distribuidoras em 5,2%, para uma média de R$2,57 por litro, em um momento em que os valores locais estavam mais altos ante o mercado internacional.
O movimento tende a desestimular o interesse por importações, que avançaram forte no ano passado. Além disso, uma gasolina mais barata pode fazer frente a uma safra que deverá ter maior produção de etanol, de acordo com analistas.
Manifestantes internados
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que pelo menos quatro manifestantes seguem internados após serem atingidos pela queda de um raio durante uma manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada neste domingo, 25, na Praça do Cruzeiro, em Brasília.
Ao todo, 41 pessoas foram atendidas pela rede pública de saúde. Desse total, 36 já receberam alta hospitalar e uma foi encaminhada para a rede privada.
(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)