Prévia do PIB anima mercado: já é possível pensar em retomada da economia?

O programa Na Real na TV vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 14h

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Na manhã desta segunda-feira (15), o mercado se animou com a indicação de que a economia brasileira voltou a crescer nos primeiros três meses do ano. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) registrou alta de 1,12% no acumulado entre janeiro e março em comparação com o quarto trimestre ajustado, superando em 0,02 ponto-percentual a mediana das estimativas dos economistas ouvidos pela Agência Estado. Já na comparação trimestral, o crescimento foi de 0,29%. O resultado trouxe alento para o mercado após dados fracos apresentados nos setores de serviços e comércio.

Mas será que já é possível dizer que a economia encontrou caminho para uma retomada? Ou o ambiente ainda é de incertezas, tendo em vista a grande quantidade de pautas pendentes no campo da política? As preocupações com o nível de arrecadação do governo também geram incertezas sobre a necessidade de se elevar impostos, o que também poderia representar um banho de água fria nos possíveis primeiros sinais de recuperação do quadro de depressão econômica.

Em meio a tantas dúvidas, o Na Real na TV desta tarde entrevistou Alessandra Ribeiro, diretora da área de macroeconomia e política da Tendências Consultoria.

Continua depois da publicidade

Assista à íntegra do programa:

O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.