Financiamento

Presidente da Febraban defende novo modelo de financiamento de infraestrutura

Segundo o presidente da Febraban, os investimentos em infraestrutura já maduros devem ser financiados pelo mercado de capitais

Aprenda a investir na bolsa

O presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou que o modelo de financiamento de infraestrutura vigente hoje, que tem como principal financiador o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), precisa ser alterado. “O BNDES deve atuar mais nas fases de construção, onde o financiamento privado é mais difícil”, afirmou Portugal. Segundo o presidente da Febraban, os investimentos em infraestrutura já maduros devem ser financiados pelo mercado de capitais.

Outra sugestão apresentada por Murilo Portugal para as primeiras fases de construção dos projetos de infraestrutura é a de que o BNDES passe a ser garantidor dos bancos privados. Ainda sobre infraestrutura, Portugal afirmou que os bancos estão preparados para ajudar. Outro ponto que Murilo Portugal sugeriu foi que o governo considere a otimização do processo de licenciamento ambiental que, muitas vezes, atrasa alguns processos por questões legais que não são claras.