Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, chega a Taiwan

Nancy Pelosi está em uma viagem pela Ásia que inclui visitas anunciadas a Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão.

Reuters

Publicidade

TAIPÉ (Reuters) – A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou a Taiwan nesta terça-feira, iniciando uma visita que Pequim tinha advertido contrariamente, dizendo que isso prejudicaria as relações sino-americanas.

Pelosi está em uma viagem pela Ásia que inclui visitas anunciadas a Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão.

A China reivindica a autogovernada Taiwan como sua, e um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse no início desta semana que qualquer visita de Pelosi seria “uma interferência grosseira nos assuntos internos da China” e alertou que “o Exército de Libertação do Povo Chinês nunca ficará de braços cruzados”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pelosi chegou com uma mensagem clara para a China, dizendo que o compromisso dos EUA com uma Taiwan democrática é mais importante do que nunca.

“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan”, disse Pelosi em comunicado logo após o desembarque. “A solidariedade da América com os 23 milhões de habitantes de Taiwan é mais importante hoje do que nunca, pois o mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia.”

Leia também

Continua depois da publicidade

Nancy Pelosi em Taiwan: quais os riscos da visita para a relação entre EUA e China?