Preocupações sobre do dólar e da inflação seguem como drivers de fundos de bonds

Segundo dados da EPFR, fluxo de fundos de renda fixa de emergentes, high yield e ligados à inflação são beneficiados

Publicidade

SÃO PAULO – Assim como na última semana, os principais guias do fluxo dos fundos de investimento foram a inflação e o dólar, além da busca dos investidores por yields maiores. No total, os fundos de renda fixa atraíram US$ 4 bilhões em captação líquida na semana terminada no dia 4 de maio, segundo dados da EPFR Global, consultoria que monitora o mercado global de fundos.

Os principais beneficiados nesse cenário são os fundos de high yield, que viram a captação líquida anual ultrapassar US$ 20 bilhões, e os dois grupos ligados à inflação, “floating rate” e “inflation protection”, que estenderam seus ralis pela 44ª e 19ª semana consecutiva, nessa ordem.

Emergentes e diversificados têm boa semana
Nos emergentes, destaque para os fundos de bonds que investem em moeda local, que tiveram outra semana de “resultado sólido”, segundo a consultoria.

Outro grupo beneficiado pelo cenário incerto da economia mundial foi o de fundos de bonds globais, que teve sua melhor captação líquida em 29 semanas. Os fundos balanceados, que investem em ações e renda fixa, também registraram mais uma semana de desempenho positivo – no ano, segundo a EPFR, a categoria ainda não registrou fluxo negativo de captação.

Por outro lado, os fundos de bonds europeus e norte-americanos seguem em baixa, em meio à dúvidas sobre as dívidas – soberanas, no caso dos primeiros, e municipais nos EUA.