Renda fixa

Títulos do Tesouro Direto operam sem direção definida na tarde desta segunda-feira

Investidores monitoraram projeções mais elevadas para a inflação no Brasil, CPI da pandemia e reabertura de economias importantes ao redor do mundo

Por  Mariana Zonta d'Ávila -

SÃO PAULO – Os títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam sem direção definida na tarde desta segunda-feira (17), com os investidores monitorando indicadores de maior pressão inflacionária ao redor do mundo e o noticiário sobre a Covid-19, no Brasil e no exterior.

Os títulos atrelados à inflação apresentavam alta em suas taxas, enquanto os com retorno prefixado tinham leve queda.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 8,79% nesta tarde, ante 8,81% na sexta-feira (14). Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2024 era de 8,27% ao ano, contra 8,29% a.a. ontem.

Entre os títulos atrelados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2035 oferecia um prêmio anual de 4,21%, ante 4,17% a.a. anteriormente, enquanto a taxa do Tesouro IPCA+ 2026 era de 3,48%, contra 3,49% a.a. na última sessão.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta segunda-feira (17):

Fonte: Tesouro Direto

Focus e CPI da Pandemia

Entre os destaques do dia na cena doméstica, economistas que participam do relatório Focus, do Banco Central, revisaram para cima, pela quarta semana consecutiva, as projeções para o crescimento da economia brasileira este ano, desta vez de 3,21% para 3,45%. Para 2022, o mercado financeiro também elevou as estimativas, de expansão de 2,33% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,38%.

As projeções compiladas no Focus apontam ainda para alta de 5,15% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021, acima da anterior, de 5,06%, e na sexta semana consecutiva de revisão para cima. Para 2022, também houve alta nas projeções, de 3,61% para 3,64%.

Com relação à taxa básica de juros, a estimativa para a Selic ao fim deste ano se manteve em 5,50% ao ano, mas subiu para 2022, de 6,25% para 6,50% ao ano.

No âmbito político, o Ministério da Economia admitiu na sexta-feira à CPI da Covid do Senado não ter alocado recursos no Orçamento de 2021 para o enfrentamento da pandemia de coronavírus, por não ter previsto o recrudescimento da crise sanitária.

A manifestação consta em nota encaminhada pela pasta à CPI em atendimento a um requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O Congresso Nacional, entretanto, aprovou o Orçamento de 2021 com atraso e somente ao fim de março, época em que o país já vivia uma escalada de casos e mortes por Covid-19.

Ainda na cena política, reportagem do jornal Folha de S. Paulo indica que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, autorizou a Polícia Federal a acessar dados de duas operações ligadas à Lava Jato do Rio de Janeiro. Essa apuração preliminar resultou no pedido de inquérito contra o ministro Dias Toffoli, acusado em delação premiada de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro.

Cabral afirma que Toffoli teria recebido R$ 4 milhões para beneficiar dois prefeitos em julgamentos.

Por fim, no noticiário corporativo, atenção para a divulgação de números referentes ao primeiro trimestre de companhias como Cemig, Cosan, CVC, Orizon, Enjoei, Vivara, Rede D’Or e Méliuz. Após o fechamento do pregão, serão apresentados ainda os resultados de Cruzeiro do Sul, Focus Energia, Gafisa, Linx e Mosaico. Saiba mais aqui.

Quadro externo

Na cena internacional, a pandemia de Covid-19 continua a ser motivo de apreensão, em meio à reabertura de economias importantes.

O Reino Unido deve continuar a relaxar as medidas de distanciamento social nesta segunda. Pubs e restaurantes devem reabrir para atividades em espaços fechados, assim como museus e cinemas.

O primeiro-ministro Boris Johnson defende uma reabertura cautelosa, e alerta que a propagação da nova variante originada na Índia pode ameaçar a reabertura prevista até 21 de junho. Até domingo (16), o Reino Unido havia vacinado 53,87% de sua população, e mantinha o patamar de cerca de 1,9 mil novos casos diários.

Investidores também aguardam, nos Estados Unidos, pela ata referente à última reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), o Copom do banco central americano, a ser divulgada na quarta-feira (19). A expectativa é de que o documento dê novas pistas sobre a visão do Federal Reserve (Fed) sobre a inflação do país.

Na China, a produção industrial cresceu 9,8% em abril na base de comparação anual, segundo dados do Bureau Nacional de Estatísticas. O resultado ficou em linha com a expectativa de analistas ouvidos pela Reuters.

Dados oficiais também indicaram que as vendas no varejo chinesas saltaram 17,7% em abril, também na comparação anual. Este patamar ficou, no entanto, abaixo da expectativa de analistas ouvidos pela Reuters, de alta de 24,9%.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe