Premiê da China se reúne com gigantes de tecnologia e ações saltam em Hong Kong

Li Qiang enfatizou a importância de o segmento criar empregos e promover inovação

Estadão Conteúdo

Li Qiang, o novo primeiro-ministro da China, presta juramento após ser eleito para o cargo, durante a abertura da quarta sessão plenária do Congresso Nacional do Povo, em 11 de março de 2023, em Pequim (Foto de Lintao Zhang/Getty Images)

Publicidade

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, se reuniu nesta quarta-feira (12) com executivos de algumas das maiores empresas de tecnologia do país, incluindo Alibaba e Meituan, em um gesto de apoio ao setor. No encontro, Li enfatizou a importância de o segmento criar empregos e promover inovação.

Analistas dizem que a reunião é mais um sinal de que a repressão de Pequim ao setor de tecnologia provavelmente chegou ao fim e que regulamentações para a área devem se estabilizar.

“A crescente clareza sobre as políticas governamentais e estruturas regulatórias para o setor de internet deve impulsionar o sentimento do investidor”, disseram analistas da Citic Securities, em nota divulgada após a reunião.

Continua depois da publicidade

Na Bolsa de Hong Kong, ações de várias gigantes de tecnologia chinesas encerraram o pregão desta quinta-feira (13) com ganhos robustos. A Kuaishou Technology saltou quase 8%, a Bilibili teve alta de 7,5%, a Meituan avançou 5,7% e o Alibaba subiu 3,2%.