Publicidade
SÃO PAULO – Em outubro, os preços dos produtos ofertados no comércio eletrônico apresentaram leve deflação de 0,68%, uma queda de 1,04 p.p. em relação ao mês anterior, quando apresentou inflação de 0,35%. O percentual obtido no décimo mês do ano é ainda 1,19 p.p. menor se comparado com outubro de 2012, que somou inflação de 0,50%, informou o índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), que monitora as variações dos preços de produtos ofertados on-line.
Esta é a terceira queda de 2013, que acumula até outubro inflação de 5,78%. Na somatória dos últimos 12 meses, o índice apura inflação de 2,20%.
“Este patamar oscilante é reflexo ainda da inflação verificada em lojas físicas do varejo”, afirmou o presidente do Provar, Claudio Felisoni. “O percentual inflacionário tem se comportado de maneira um pouco mais contida, sendo menor do que o registrado em setembro quando atingiu 6,51% na análise acumulada do ano, em comparação com o 5,78% registrado em outubro.”
Produtos
Sete categorias apresentaram deflação ou contagem próxima de zero no mês. São elas: “Livros” (-2,4%), “Medicamentos” (-1,8%), “Brinquedos” (-1,6%), “Telefonia e Celulares” (-1,1%), “Eletrônicos” (-0,9%), “Eletrodomésticos” (-0,4%) e “Perfumes e Cosméticos” (-0,3%). As demais categorias apresentaram inflação: “CDs e DVDs” (+1,6%), “Informática” (+0,7%) e “Cine e Fotos” (+0,3%).
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.