Preços de MP3 e MP4 baixaram, mas valor não deve ser decisivo na compra

A qualidade e o uso que a pessoa pretende fazer do aparelho também devem contar para decidir qual a melhor compra

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com pesquisa realizada pela Pro Teste – Associação de Consumidores, em um ano, os preços de aparelhos MP3 e MP4 sofreram reduções significativas, sendo que, entre o estudo feito em 2008 e 2009 pela entidade, a diferença chegou a R$ 280 no menor valor de um mesmo produto.

Entretanto, apesar da queda nos preços, na hora das compras, este não deve ser o único critério do consumidor. A qualidade e o uso que a pessoa pretende fazer do aparelho também devem contar para a decisão de compra, pois, assim como acontece com os celulares, MP3 e MP4 trazem diversas funções nem sempre usadas, levando o usuário a pagar mais por um player sem necessidade.

Usos e características

Ainda conforme o estudo realizado pela Pro Teste, quem gosta de ouvir música enquanto pratica exercícios físicos, por exemplo, deve ficar atento ao tipo de memória do aparelho que pretende adquirir.

Continua depois da publicidade

Players com memória do tipo HDD, semelhante a um disco rígido de computador, não devem sofrer impactos, pois são mais suscetíveis a danos. Neste caso, orienta a Associação, prefira um tocador com memória flash, que funciona como um cartão de memória e permite ao usuário acesso à informação, mesmo em movimento.

Já se você pretende comprar um destes eletrônicos pensando na visualização de imagens, será necessário um aparelho com mais memória, no mínimo de 4GB, e com display relativamente grande, para permitir boa visualização.

Por outro lado, se o que interessa são apenas músicas, um aparelho com 1 GB será o suficiente para escutar 17 horas de música MP3 gravada a 128 kbps, o mais comum.

Atenção

Outro quesito que merece atenção é o fone de ouvido. Segundo apurado pela Pro Teste, a qualidade do áudio que sai dos players é boa, mas a que chega até os ouvidos, não. Isso porque os fones de ouvidos que geralmente acompanham os aparelhos não conseguem manter a qualidade do áudio, prejudicando o desempenho dos parelhos.

Além disso, alerta a entidade, praticamente todos os fones disponíveis no mercado permitem que cerca de 30 décibeis do som vazem, fazendo com que a pessoa que estiver por perto também escute sua seleção.

Compras e cuidados

Na hora das compras, portanto, para não gastar dinheiro à toa e evitar dores de cabeça futuras, não deixe de refletir quais características são realmente importantes para o seu perfil.

Continua depois da publicidade

Não tenha preguiça e pesquise preços, lembrando-se de que, de acordo com o estudo, as lojas de eletroeletrônicos apresentaram, no geral, preços menores. Contudo, se ainda assim a compra for realizada por meio da internet, cheque se é cobrado frete para a entrega e compare.