Publicidade
SÃO PAULO – O preço médio do metro quadrado dos apartamentos usados em São Paulo aumentou 1,7% em janeiro, segundo o novo indicador elaborado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) e pela Zap Imóveis, que trata de unidades anunciadas e residenciais. Os imóveis de três dormitórios foram os que apresentaram a maior variação, de 2%.
Em São Paulo, as unidades de dois dormitórios também registraram variação acima da média, de 1,8%, seguidas pelas de quatro dormitórios (1,7%) e de um dormitório (1,1%).
A variação registrada em janeiro na região foi menor que a verificação em dezembro, quando o preço médio do metro quadrado dos apartamentos ficou 2,1% maior. Em 12 meses, essas unidades ficaram 24% mais caras.
Continua depois da publicidade
Outras regiões
Considerando os sete municípios analisados pela Fipe, o do Rio de Janeiro foi o que apresentou a maior alta em janeiro, de 2,8%, a maior elevação de dezembro (3%) e também a maior dos últimos 12 meses (40,5%).
Na região, o destaque ficou com os preços dos imóveis de três dormitórios, que subiram 3% no mês passado, e com os valores das unidades de um dormitório, que encareceram 2,8%. Já os imóveis de duas unidades registraram incremento de 2,7% e os de quatro dormitórios, de 2,6%.
Confira a variação dos preços entre dezembro de 2010 e janeiro deste ano nas sete capitais pesquisadas:
| Variação mensal do preço por metro quadrado por região (%) | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Região | Janeiro | 1 dorm. | 2 dorm. | 3 dorm. | 4 dorm. |
| Salvador | 0,3% | -1,1% | 0,8% | -1,2% | 3,2% |
| Fortaleza | -0,4% | – | 0,4% | 0,5% |
-1,8% |
| Recife | 0,8% | -0,6% | 0,9% | 1,3% | 0,7% |
| Belo Horizonte | 2,2% | -0,2% | 3,7% | 1,9% | 1,8% |
| São Paulo | 1,7% | 1,1% | 1,8% | 2% | 1,7% |
| Rio de Janeiro | 2,8% | 2,8% | 2,7% | 3% | 2,6% |
| Distrito Federal | 0,8% | 4,3% | -0,7% | -0,8% | 1,7% |
| Fonte: Índice FipeZap | |||||