Preço dos alimentos pressiona custo de vida dos paulistanos em agosto

ICV apresenta taxa de 0,20%, 0,22 ponto percentual a menos que o registrado em julho

•

Publicidade

SÃO PAULO – O ICV (Índice de Custo de Vida) da cidade de São Paulo chegou a 0,20% em agosto, pressionado principalmente pelo preço dos alimentos revelam os dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

De acordo com o Dieese, o resultado obtido no mês passado é 0,22 ponto percentual menor que o registrado em julho, quando houve alta de 0,42%.

Segundo o indicador, as despesas com Alimentação subiram 0,64% e, sozinhas contribuíram com 0,19 p.p. para a taxa do mês.

Apesar de ter sido em menor ritmo que em julho, a alta na Alimentação ocorreu em todos os subgrupos, em agosto: in-natura e semi-elaborados (0,73%), produtos da indústria alimentícia (0,65%) e alimentação fora do domicílio (0,42%).

Outras influências
De acordo com o ICV, em Saúde (0,16%), os subgrupos apresentaram taxas distintas: assistência médica subiu 0,20%, resultado dos aumentos nas consultas médicas (0,29%) e nos seguros e convênios (0,20%), enquanto os medicamentos e produtos farmacêuticos (-0,02%) tiveram ligeira queda.

Já no grupo Despesas Pessoais (0,14%), a alta se deu no subgrupo de higiene e beleza (0,27%), principalmente no item produtos de higiene (0,39%).

Continua depois da publicidade

Os demais grupos que compõem o ICV não apresentaram variações importantes nos preços: Habitação (-0,07%), Equipamentos Domésticos (-0,15%), Transporte (0,00%), Vestuário (-0,16%), Educação e Leitura (0,06%), Recreação (0,45%) e Despesas Diversas (-0,61%).