Preço do café Robusta ultrapassa o Arábica pela primeira vez na história

Arábica, usado na produção de cafés especiais ou gourmet, costuma ter preços de 2 a 4 vezes mais elevados

Datagro

Publicidade

O café Conilon superou o Arábica em 11 reais na última sexta-feira (21). Segundo indicador Cepea/Esalq, a saca do Conilon, também conhecido como robusta, fechou cotada em R$ 522,91, enquanto a Arábica em R$ 509,61. O acontecimento é histórico, já que o Arábica, usado na produção de café especiais ou gourmet, é mais valorizado no mercado com preços que, geralmente, são de 2 a 4 vezes maiores que o Conilon.

Café conilon superou preços do arábica no mercado interno

A série de alta nos preços do café robusta vem acontecendo desde o início do ano. Só no acumulado do mês de outubro valorizou quase 14%.  A quebra de safra é o principal motivo da sequência de alta. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de Conilon este ano foi 25% menor que a anterior, que também apresentou queda em relação a temporada de 2014. Só no Espírito Santo a produção de café caiu quase 15%, com safra estimada em 9,1 milhões de sacas, sendo a maior queda do tipo Conilon, com 30% de redução.

Este cenário associado a estoques baixos deve manter os preços do café robusta em alta. Para os analistas do setor, os estoques brasileiros de café Conilon devem zerar até o fim do ano e o mercado dependerá da safra de 2017, temporada que já está em curso, mas com vários desafios climáticos.

Continua depois da publicidade

A baixa oferta já é sentida pela indústria brasileira, que planeja redução das atividades diante do desabastecimento do produto. A expectativa é que em breve essa situação chegue ao bolso do consumidor, com alta de até 20% nos preços do café solúvel na gôndola do supermercado.