Preço de veículos usados acumula queda de 4,6% no semestre

Segundo a AutoInforme, junho registrou a quarta queda consecutiva, de 0,69%; em um ano, desvalorização foi de 7%

•

Publicidade

SÃO PAULO – O preço do carro usado caiu 4,6% no primeiro semestre deste ano, conforme apurou a pesquisa mensal da Agência AutoInforme, que acompanha mês a mês a evolução dos preços praticados no mercado, com base na cotação da Molicar.

A queda acumulada é resultado das reduções consecutivas verificadas desde março deste ano, quando a queda nos preços foi de 1,13%. Abril apresentou recuo menor, de 0,48%, seguido de mais reduções em maio (-1,51%) e em junho, que registrou a quarta queda consecutiva (-0,69%).

Mais quedas

A tendência de desvalorização dos usados teve início em setembro do ano passado, quando a crise econômica começou a apresentar reflexos no país. Desde aquele mês, os preços só caíram, com exceção de fevereiro, quando houve alta de 0,12% nos preços dos usados.

No acumulado dos últimos 12 meses, os preços dos veículos apresentam queda de 7%. Se esse ritmo for mantido, os usados terão em 2009 uma depreciação maior do que nos anos anteriores. Para se ter uma ideia, em 2008, o carro usado sofreu uma desvalorização de 7%. E em 2007, a queda foi de 5,3%.

Importados

O levantamento revela ainda que os preços dos importados registraram uma queda menor que a de maio (-1,6%). No sexto mês do ano, eles ficaram 1,1% mais baratos.

Entre os usados que registraram as maiores quedas em junho, estão os da Citroën (-1,95%), da Volks (-1,37%) e da Honda (-1,24%). Apenas o carro da Mercedes e Mitsubishi apresentaram valorização no sexto mês do ano, de 0,41% e 0,57%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo a evolução dos preços de acordo com a marca do usado:

Marca Variação (%)
Citroën -1,95%
Volks -1,37%
Honda -1,24%
Importados -1,1%
Chevrolet -0,92%
Fiat -0,71%
Audi -0,68%
Ford -0,6%
Peugeot -0,59%
Renault -0,51%
Agrale -0,47%
Nissan -0,28%
Toyota -0,2%
Mercedes-Benz 0,41%
Mitsubishi 0,57%

Fonte: AutoInforme