Preço de energia no leilão A-5 de fontes renováveis recua a R$98/MWh

Primeira fase do leilão, no qual os empreendedores interessados disputam a concessão das hidrelétricas, já terminou, mas ainda não há informações sobre o resultado dessa etapa

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O preço da energia de fontes renováveis no leilão A-5 que acontece na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) recuava para 98 reais por megawatt/hora no início da tarde desta sexta-feira.

O valor refere-se à negociação de energia na contratação por “disponibilidade” –na qual participam usinas eólicas e termelétricas a biomassa e a gás natural. Apesar disso, o preço da energia de hidrelétricas permanecia estacionado em 110 reais por MWh há mais de duas horas.

As informações são do sistema de acompanhamento do leilão no site da CCEE.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O preço inicial base para a venda de energia no leilão é de 112 reais por MWh.

As hidrelétricas vendem energia no produto “quantidade”, por 30 anos, enquanto as eólicas e termelétricas a biomassa e a gás disputam a venda de energia no produto por “disponibilidade”, por 20 anos.

A primeira fase do leilão, no qual os empreendedores interessados disputam a concessão das grandes hidrelétricas, já terminou, mas ainda não há informações sobre o resultado dessa etapa.

Continua depois da publicidade

O leilão A-5, que vende energia para atender a demanda das distribuidoras a partir de 2017, foi iniciado com atraso de 1 hora, às 11h, aguardando a derrubada de limar da Justiça que impedia a participação da hidrelétrica Sinop (MT) — a maior na disputa com 400 MW.

O leilão habilitou 14.181 megawatts (MW) de projetos à participação, dos quais 988 MW são de hidrelétricas considerando Sinop), 363 MW de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), 11.879 MW de eólicas, 583 MW de termelétricas a biomassa e 368 MW de usinas a gás natural.