Preços

Preço ao produtor nos EUA diminui mais do que o esperado em novembro

Queda foi de 0,8%, contra expectativa de baixa de 0,5%; Core PPI, que exclui itens mais voláteis, registrou altade 0,1%, em linha com a projeção de inflação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O índice de preços ao produtor dos Estados Unidos, divulgado nesta quitna-feira (13) pelo Departamento de Trabalho, apontou queda de 0,8% em novembro, enquanto o consenso do mercado era de deflação aos produtores de 0,5%. Em outubro, o indicador havia apontado diminuição de 0,2%.

Enquanto isso, o Core PPI, que exclui produtos mais voláteis, como combustíveis e alimentos, subiu 0,1% no mesmo período, em linha com as estimativas.

Conheça a metodologia do índice
O PPI é um índice de preços no atacado, ou seja, preços cobrados pelos produtores. Depois do CPI (Consumer Price Index), este é o índice de preços mais acompanhado pelo mercado.

Uma variação deste índice, também largamente utilizada por economistas, é o Core PPI. O Core PPI não leva em consideração os preços de energia e alimentos, que são considerados muito voláteis. Através dele, portanto, pode-se ter uma ideia mais realista da inflação.