Pre-market da Nasdaq opera com volatilidade

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O indicador de pre-market do índice Nasdaq 100 estava operando em alta às 9h00 de Nova York, quando o índice subia 15,31 pontos, representando elevação de 0,69%. O desempenho do indicador, que é calculado pela Nasdaq utilizando-se das cotações no pre-market das 100 ações componentes do índice, indica tendência de abertura com valorização do pregão de hoje. Contudo, o indicador está em trajetória descendente, o que pode levar a tendência de alta a não se sustentar.

Os investidores norte-americanos operaram ontem antecipando futuras revisões de resultados das empresas, que podem ser causados caso o risco maior de recessão, ao invés de inflação, apontado pelo Fed, se confirme. As ações da bolsa eletrônica dos EUA fecharam em queda de 7,12%, o menor fechamento em pontos desde de 23 de março de 1999, ou 21 meses atrás. O movimento hoje, segundo o indicador do pre-market, tende a ser de alta.

Dentre as ações que operam em alta e estão entre as mais negociadas, destaque especial para a Bea Systems, em alta de 2,54%. A empresa de software estrutural de e-commerce anunciou que recebeu o prêmio anual como sendo o melhor aplicativo do mercado em Java. O presidente da empresa agradeceu o prêmio, em especial porque o júri é composto por sofisticados usuários do ambiente Java, reconhecendo a qualidade da plataforma da Bea.

Outros papéis que apresentam valorização são os do portal Terra-Lycos (+9,90%), Ericsson (+4,14%), Applied Materials (+2,48%), Sun Microsystems (+1,82%), Peoplesoft (+1,49%) e Microsoft (+0,30%). Por outro lado, entre as empresas que operam em queda no pre-market da Nasdaq, destaque para a Palm, fabricante dos Palmtops, líder mundial do mercado de organizadores eletrônicos, em queda de 16,89% em relação fechamento anterior. Ontem, após o fechamneto regular do pregão, a empresa anunciou lucros de US$ 0,05 por ação, maior que o esperado pelo mercado. A receita da empresa dobrou em relação ao ano passado, atingindo US$ 522,2 milhões. Contudo, o mercado esperava que a empresa divulgasse a consolidação da tendência de crescimento nas vendas, o que não aconteceu. Outras ações em queda são as da empresa de software empresarial JD Edwards (-6,67%) e da Cisco (-0,34%).

O Pre-Market funciona entre 8h00 e 9h30 de Nova York, e junto com o After Hours (que funciona entre 16h00 e 18h30) são os primeiros mercados a capturar a reação dos investidores a anúncios feitos pelas empresas após o fechamento regular da Nasdaq.

Compartilhe