Pre-market da Nasdaq aponta dia ruim para ações de tecnologia

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O indicador de pre-market do índice Nasdaq 100 estava operando em baixa às 8h57 de Nova York, quando o índice caía 78,46 pontos, representando queda de 3,27%. O S&P 500 futuro também opera em queda; há pouco, a baixa era de 12 pontos, representando desvalorização de 0,92%. O desempenho do indicador, que é calculado pela Nasdaq utilizando-se das cotações no pre-market das 100 ações componentes do índice e do S&P 500 futuro, indica tendência de baixa na abertura do pregão.

O mercado respondeu ao relatório do Federal Open Market Commite (FOMC), derrubando as bolsas, em especial as ações de tecnologia, o índice Nasdaq Composite fechou o pregão de ontem, em queda de 4,30% em relação ao fechamento anterior. O índice fechou bem próximo dos 2.500 pontos, o menor número de pontos alcançado pelo índice nas últimas 52 semanas e hoje na abertura poderá cair abaixo deste nível. O Fed desanimou investidores quando manteve a taxa básica da economia em 6,5% e, além disso, reconheceu o desaquecimento econômico dos EUA.

Dentre as empresas que apresentar o pior desempenho no pre-market da Nasdaq, destaque para a fabricante de equipamentos de rede para a Internet, Foundry Network e para a Cisco, em queda de 48,78% e 6,89% respectivamente. A companhia entra para o hall de empresas que divulgaram avisos aos investidores de rebaixamento com relação ao crescimento da receita e do lucro. Após o fechamento regular do pregão, a Foundry Networks anunciou que o lucro para o quarto trimestre deste ano será menor que as expectativas dos analistas. A empresa creditou o resultado abaixo do esperado aos recentes gastos com infrestrutura de comunicação. A Cisco teve o rating de médio prazo cortado pela Merrill Lynch. A corretora norte-americana rebaixou sua indicação de compra para manutenção.

Entre os papéis que apresentam desvalorização, estão os da empresa de plataformas para B2B Commerce One (-12,10%), Sun Microsystems (-4,41%), Intel (-2,62%) e Ericsson (-1,65%). Por outro lado, entre as ações mais negociadas no pre-market e que operam em alta, destaque para a operadora de telecomunicações Nextel (+0,49%) e para a empresa de complementos nutricionais NBTY (+0.38%)

O Pre-Market funciona entre 8h00 e 9h30 de Nova York, e junto com o After Hours (que funciona entre 16h00 e 18h30) são os primeiros mercados a capturar a reação dos investidores a anúncios feitos pelas empresas após o fechamento regular da Nasdaq.

Compartilhe