Segundo o Indicador da pre-market, a Nasdaq deverá abrir com tendência de queda nesta quarta-feira. O indicador do índice Nasdaq 100 operava em baixa de 1,96%, às 9h06 de Nova York, quando o índice caía 45,38 pontos. O indicador é calculado pela Nasdaq utilizando-se das cotações no pre-market das 100 ações componentes do índice.
O Nasdaq Composite fechou ontem em alta de 1,89%, após cair por três pregões consecutivos, influenciado pela recuperação dos preços das ações de tecnologia, principalmente o das empresas maiores. Hoje, os investidores estão realizando alguns dos lucros alcançados ontem nas empresas do setor de desenvolvimento de softwares e plataformas para business-to-business. O bom desempenho de ontem das ações ligadas ao B2B foi sustentado pelo anúncio da i2 Technologies de que deverá divulgar receitas cerca de 8% maiores que a expectativa do mercado. As ações da i2 Technologies estão em queda de 1,95%, enquanto as da Ariba apresentam a maior baixa (-4,06%), seguida pelas ações da Commerce One, que caem 3,73%. Outros destaques de queda ficam com as ações das fabricantes de equipamentos de Internet Cisco Systems (-4,38%) e Juniper Networks (-3,57%), após o CIBC ter rebaixado os ratings dos papéis das empresas.
O anúncio de vendas menores que o esperado feito ontem pela Nokia – a maior fabricante mundial de aparelhos celulares, continua afetando tanto o seu desempenho quanto o de outras empresas do setor. Exemplos são a fabricante de equipamentos de telefonia Ericsson (-4,05%) e a desenvolvedora da tecnologia CDMA Qualcomm (-5,80%). Também operam em queda a agência de publicidade em Internet DoubleClick (-4,32%), Sun Microsystems (-2,34%), Oracle (-1,59%) e Microsoft (-1,57%). Por outro lado, estão em alta os papéis da Dell (+3,16%) e da ADC Communications (+0,40%).
O Pre-Market funciona entre 8h00 e 9h30 de Nova York, e junto com o After Hours (que funciona entre 16h00 e 18h30) são os primeiros mercados a capturar a reação dos investidores a anúncios feitos pelas empresas após o fechamento regular da Nasdaq.