Publicidade
O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que autoridades do banco central dos Estados Unidos estão lutando para chegar a um consenso sobre o que está por vir para a política monetária e que os mercados financeiros não devem presumir que outro corte na taxa de juros ocorrerá no final do ano.
“Nas discussões do comitê nesta reunião, houve opiniões muito diferentes sobre como proceder em dezembro”, afirmou Powell em uma coletiva de imprensa após o encerramento da reunião de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto. “Uma nova redução da taxa básica de juros na reunião de dezembro não é uma conclusão precipitada. Longe disso, a política monetária não está em uma trajetória predefinida”, disse ele.
Powell, disse que o banco central dos Estados Unidos, que acabou de parar de reduzir seu balanço patrimonial, terá que começar a aumentá-lo novamente em algum momento.
Oportunidade com segurança!
A fim de manter liquidez suficiente no sistema financeiro para manter os juros sob controle, em algum momento o Fed voltará a expandir suas reservas, disse Powell após a última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto.
As reservas precisarão crescer “para acompanhar o tamanho do sistema bancário e o tamanho da economia, portanto, em um determinado momento, adicionaremos reservas”, disse ele.
(com Reuters)