Quarentena

Poupatempo Digital permite emitir documentos online em SP

Devido à quarentena imposta no Estado, as unidades de atendimento presencial do Poupatempo estão fechadas desde o dia 24 de março

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SÃO PAULO – Nesta quinta-feira (7), o Governo do Estado de São Paulo lançou o aplicativo Poupatempo Digital. A ideia é que a plataforma digital seja uma forma de levar os serviços que são feitos fisicamente para a tela do celular. Devido à quarentena imposta no Estado, as unidades de atendimento presencial do Poupatempo estão fechadas desde o dia 24 de março.

O Poupatempo Digital oferece mais de 60 serviços públicos à população pelo celular, evitando que as pessoas tenham que se deslocar ou sair de casa para resolver esses tipos de pendência com o órgão. A ferramenta é gratuita e está disponível para Android e iOS.

“No momento do distanciamento social e das dificuldades que as pessoas encontram por conta da orientação de ficar em casa, a utilização do serviço digital facilita e poupa tempo. Agora, mais de 60 serviços são feitos integralmente, de forma rápida e gratuita, pelo celular. Você não precisa e não deve sair da sua casa”, disse o Governador João Doria em coletiva de imprensa na última quarta-feira (6).

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O Poupatempo Digital garante acesso aos serviços disponíveis no portal online do Poupatempo, como Atestado de Antecedentes Criminais e emissão de certidões municipais, mas também ainda trás 25 novas opções exclusivas de serviços que antes só podiam ser feitos presencialmente.

No app, é possível, por exemplo, realizar a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho.

Ao baixa-lo, o usuário deve efetuar o cadastro para ter acesso a todos os serviços online. É importante ressaltar que quem já possui login no site do Poupatempo não precisa se cadastrar, basta entrar na plataforma com os mesmos dados cadastrais.

O aplicativo será o primeiro projeto do estado a utilizar o LoginSP, um autenticador desenvolvido para que o cidadão paulista tenha um nome de usuário e senha único para acessar os serviços do Estado.  A plataforma foi desenvolvida pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo.

Segundo informações do Governo do Estado de São Paulo, a partir da próxima semana, novos serviços estarão disponíveis na plataforma, tais como a Indicação de Condutor, Autenticidade de Certidões entre outros.

Confira abaixo os serviços que já estão disponíveis por meio do aplicativo.

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Detran-SP: Segunda via da CNH, Renovação da CNH, CNH Definitiva, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Consulta de Multas, Pesquisa de Débitos de Veículos de Terceiros, Multas de veículos, Situação do Licenciamento, Licenciamento (CRLV), Indicação de Condutor, Consulta de Centro de Formação de Condutor (CFC), Consulta de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Consulta de Peças Usadas, Autenticidade de Certidões e o acompanhamento da emissão de segunda via de CNH.

IIRGD: Acompanhamento da emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão-de-Obra (IMO).

Secretaria da Fazenda e Planejamento: Consulta de IPVA.

CDHU: Acordo

Cetesb: Qualidade do Ar.

Metrô/CPTM: Situação das linhas do Metrô/CPTM.

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