Poupança tem captação recorde em 2013, diz BC

O bom desempenho da aplicação mais tradicional do país ocorre em meio a um ciclo de aperto monetário para o controle da inflação

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A caderneta de poupança registrou captação líquida de 11,202 bilhões de reais no mês passado, encerrando 2013 com entradas de 71,048 bilhões de reais, desempenho recorde mensal e anual na série histórica iniciada em 1995, informou o Banco Central nesta terça-feira.

Conforme dados apresentados pela autoridade monetária, no mês passado, os depósitos ficaram em 148,506 bilhões de reais, enquanto as retiradas foram de 137,305 bilhões de reais. O saldo total da aplicação ficou em 597,943 bilhões de reais no ano passado.

O bom desempenho da aplicação mais tradicional do país ocorre em meio a um ciclo de aperto monetário para o controle da inflação, que já elevou a Selic em 2,75 pontos percentuais para 10 por cento ao ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na ata da última reunião do Copom, o BC repetiu que o ritmo de aperto monetário é apropriado, mas ponderou que a transmissão dos efeitos da política monetária ocorre com defasagem. Na ocasião, a autoridade monetária elevou os juros básicos em 0,5 ponto percentual.