Pouco tempo atrás, títulos gregos rendiam menos do que os dos EUA

De 2006 para cá, Grécia deixou de ser um lugar seguro para investimento e atingiu topos de incertezas

Publicidade

SÃO PAULO – Não tão distante, o yield dos títulos públicos da Grécia era menor do que o dos Estados Unidos, marcando uma segurança com o cenário econômico da Europa.

No dia 22 de novembro de 2006, quando os norte-americanos comemoram o dia de Ação de Graças, a população viu uma cena difícil de imaginar agora: todos os yields dos títulos públicos com vencimento em dez anos de países europeus (Grécia, Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha) estavam abaixo do rendimento dos Tresuries dos EUA. Atualmente, somente Alemanha consegue manter o rendimento dos bonds abaixo do norte-americano. 

As linhas dos yields se mantiveram bem próximas até o ano de 2008, quando estourou a crise da dívida da zona do euro e empurrou o rendimento dos títulos públicos gregos para acima de 35% no início desse ano.

O mercado espera por uma retomada da economia grega, embora deva passar ainda por um processo lento e gradual, mas o que vem ajudando a reduzir essa diferença nos rendimentos dos bonds. Nessa sessão, o yield do título da Grécia caiu para 16,43%, menor patamar desde março – puxado por um otimismo de que os líderes da zona do euro chegarão a um acordo na próxima segunda-feira (26) para liberar a próxima tranche de ajuda, pendente há cinco meses e avaliada em € 44 milhões. 

Mas até lá, a incerteza ainda paira em relação à economia grega, que precisa do auxílio para honrar seus compromissos, e expõe a dificuldade política do país em digerir soluções para liberação do resgate. 

A delibitada situação econômica da zona do euro não deixa margens para dúvidas, o que vem pressionando o rendimento dos títulos dos países mais problemáticos: Espanha (5,66%), Portugal (7,85%), Itália (4,78%).

Tópicos relacionados