Posco firma acordo prévio com Rio Tinto para corte de 20% no minério de ferro

Siderúrgica sul-coreana acerta com mineradora um desconto preliminar nos contratos de longo prazo

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Após revelar uma queda de 68% no lucro trimestral, a siderúrgica sul-coreana Posco confirmou na sexta-feira (10) que acertou um acordo preliminar com a Rio Tinto quanto a um desconto de 20% nos preços do minério de ferro em contratos de longo prazo.

“As mineradoras estão demandando uma redução de 20%, mas nós acreditamos que deveria cair em 45% a 50% em relação aos níveis de 2007-2008, uma vez que as condições do mercado siderúrgico estão muito ruins, especialmente na Europa e Japão”, afirmou o vice-presidente sênior da Posco, Kwon Young-Lee.

Em média, o preço do minério de ferro está na faixa dos US$ 60,00 a tonelada, enquanto na temporada de 2008 a cotação beirava a casa de US$ 90,00 a tonelada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cortes de 60%

Young-Lee também afirmou que as negociações para a definição dos preços do carvão de coque devem ser concluídas ainda neste mês de abril, com um corte de aproximadamente 60% nos preços praticados.