Publicidade
SÃO PAULO – Os estudantes brasileiros interessados em pleitear uma bolsa de pesquisa (pós-graduação) no Japão devem ficar atentos: as inscrições e o processo seletivo começam em maio, no dia 02, e terminam no dia 10 de junho.
A iniciativa é do governo japonês que oferece cinco tipos diferentes de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. Desde 1956, esta possibilidade é disponibilizada pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo.
Fique atento à sua localidade
Vale lembrar que o referido Consulado atende pessoas residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro. Se você mora em outra localidade, e quer saber a quem recorrer, clique aqui.
Continua depois da publicidade
A bolsa de pós-graduação, segundo informações do próprio consulado, abrange a realização de pesquisas em universidades japonesas, com a possibilidade de, ao término do curso, ser prorrogada, desde que o estudante ingresse no mestrado e/ou no doutorado. Para isso, deverá ser aprovado em exame de admissão da própria universidade.
Se você não tem domínio da língua japonesa, saiba que será ministrado no Japão um curso básico do idioma, logo no primeiro semestre da bolsa de estudo.
Noite de orientação
O Consulado promove, no dia 25 de abril, a 5a Noite de Orientação para estudantes interessados pela bolsa de pós-graduação. O objetivo do encontro é esclarecer dúvidas e divulgar as novas regras deste benefício, que sofreu algumas mudanças em relação aos anos anteriores.
Já para os interessados pelas bolsas de graduação, escola técnica superior e curso profissionalizante, será realizada, no dia 11 de maio, Noite de Orientação específica para este caso. Nestas modalidades de curso, o período de inscrição para concorrer a uma das vagas começará mais tarde, de 1 a 28 de junho de 2005. Para cada bolsa, há um processo seletivo distinto.
Para mais informações, acesse o site do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que fornece informações sobre datas, horários, descrição de cada bolsa, documentos necessários e requisitos mínimos.