Porto (PSSA3) vê lucro cair 40,6% no 1º trimestre de 2022, para R$ 175,1 milhões

Lucro da companhia caiu a despeito de alta de 21,4% da receita líquida

Fernando Lopes

Nova Marca da Porto (ex-Porto Seguro) Foto: Divulgação

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A Porto (PSSA3) reportou um lucro líquido 40,6% menor neste primeiro trimestre de 2022 (1T22), de R$ 175,105 milhões, em comparação com os R$ 294,6 milhões do mesmo período do ano passado.

A receita total da empresa cresceu 21,4%, chegando R$ 5,8 bilhões no trimestre analisado, contra R$ 4,8 bilhões de um ano atrás.

No volume de vidas atendidas, a Porto conseguiu avançar em todas as áreas, com destaque para Saúde, com mais 34,6%, chegando a 369 mil; seguido por Auto, que cresceu 3,6%, para 5,7 milhões; e Vida, com mais 1,3% no período, para 4,3 milhões. A Porto fechou o trimestre com 11,7 milhões de clientes.

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A inadimplência (considerando atrasos acima de 90 dias) aumentou 2,2 pontos percentuais, para 6,2%, em comparação com o mesmo período do ano passado. A sinistralidade total chegou a R$ 61 milhões, contra 50,5 milhões nos três primeiros meses do ano passado, alta de 10,5%.

“O volume de negócios reportado no primeiro trimestre e o crescimento apresentando em relação ao mesmo período do ano anterior ratificam a relevância e o potencial de cada uma das novas marcas, que juntas totalizaram receita de R$ 5,88 bilhões, com a Porto Seguros apresentando crescimento de 16%, e a Porto Saúde, o Porto Seguro Bank e Serviços apresentando crescimentos ainda mais expressivos, superiores a 35%, resultando num crescimento de 21,4% da receita total em relação ao 1T21”, explica a mensagem da administração.

O resultado financeiro atingiu R$ 150 milhões no trimestre, “o que representa uma rentabilidade das aplicações financeiras (ex-previdência) equivalente a 83% do CDI, impactado principalmente pelo desempenho dos títulos indexados à inflação e da nossa alocação em câmbio (USD), embora as alocações em renda variável tenham contribuído positivamente”.

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Foi entre janeiro e março também que a Porto Seguro virou apenas Porto, com seu rebrand: “agora a Porto Seguro é Porto e nossas verticais passam a ter marcas próprias: Porto Saúde, Porto Seguros e Porto Seguro Bank”, ressalta a empresa.

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