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SÃO PAULO – A portabilidade numérica chegou à sua última etapa na última segunda-feira (2) com a disponibilização do serviço em mais cinco regiões atendidas pelos DDDs 11, 53, 64, 66 e 91. Entre elas está a cidade de São Paulo, que corresponde a 17% dos usuários de telefonia do País.
Com esse mercado, não é estranho que as principais operadoras busquem alternativas para manter seus clientes e conquistar novos, já que a disponibilização dos serviços aumenta a concorrência entre as companhias. Por isso, se você está decidido a portar seu número, dê uma olhada no que as operadoras oferecem e aproveite para economizar.
Claro: para testar sem compromisso
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Usuários de todo o País podem fazer um teste antes de migrar, definitivamente, para a Claro. Desde a última segunda-feira (2), a operadora disponibiliza o “Claro Teste”. A idéia, segundo a operadora, é fazer um convite ao consumidor para testar seus serviços, o isentando da fidelização, ou seja, a qualquer momento o cliente pode optar em encerrar os serviços da operadora, sem qualquer ônus.
O convite é válido a qualquer pessoa que queira experimentar os serviços da operadora. Para isso, é preciso possuir um aparelho GSM ou 3G, compatível com a tecnologia e rede da Claro. Quem estiver interessado, ganha um chip pós-pago ou controle, habilitado no plano da sua escolha e na promoção vigente.
Ao escolher um chip pré-pago, o cliente o adquire por R$ 15, mas receberá esse mesmo valor em bônus, sendo R$ 1 para qualquer chamada e R$ 14 para falar com outro número Claro em ligações locais.
Além dessas promoções, a operadora criou o site www.portabilidade.com.br, onde os consumidores podem esclarecer dúvidas sobre o novo sistema.
Quem quiser migrar para a Claro, não paga a taxa de R$ 4, pois a operadora está subsidiando esse valor. As ofertas para os planos pós-pagos “Claro SuperControle R$ 35” e “Fale e Ganhe” ainda continuam e valem até o dia 14 de abril.
Oi: crédito na fatura do cartão
Quem quiser migrar para a Oi também não precisará pagar a taxa de R$ 4. A operadora já acabou com a multa de mudança de plano e para ganhar novos clientes reforça as promoções para quem tem planos pré e pós-pagos.
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Os usuários que optarem por migrar para a operadora com os planos pós-pagos “Oi Conta” ou “Oi Família” ganham bônus mensal de 1000 minutos para falar com outro número da operadora ou qualquer fixo e mais 100 mensagens para qualquer operadora, todo o mês, por um período de 15 meses. Além disso, dependendo do plano, o cliente pode receber até R$ 1 mil de crédito.
Os clientes também podem escolher se os créditos ganhos vão para a conta do seu Oi ou para a fatura dos cartões de crédito Santander (Mastercard e Visa). Os clientes que optarem pelo “Oi Controle” poderão utilizar o plano sem precisar pagar qualquer taxa de adesão e sem prazo de fidelização. O bônus é de R$ 20 diários, que não se acumulam, por um período de 12 meses, para falar com outro número da operadora, qualquer fixo e enviar mensagem de texto. Além disso, o cliente recebe crédito de R$ 150.
Tim: telefonia fixa como foco
Com a portabilidade, o que a Tim quer mesmo é “incrementar a competição na telefonia fixa”. No ano passado, a operadora lançou o serviço Tim Fixo, voltado para usuários residenciais, e o Tim Fixo Office, voltado para micro e pequenas empresas.
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Apesar desse ser o foco da companhia, a Tim lançou promoções para reforçar o número de clientes na telefonia móvel. Quem migrar para a operadora, também não paga a taxa de R$ 4. Além disso, quem optar por um plano pós-pago ganha um bônus de R$ 150 e quem assinar um dos planos de voz Tim Brasil, a partir do pacote de 120 minutos, terá descontos nos três primeiros meses, que, segundo a operadora, podem representar uma economia de até R$ 132 nas três faturas. Essas ofertas valem para quem aderir até o fim de março.
Para os clientes novos, a Tim dá desconto de R$ 150 na compra de equipamentos como aparelhos celulares ou fixos, minimodem Tim Web, minirroteador D100, netbook ASUS EeePC 701 com minimodem ou notebook 100% conectado da HP, o 6710b, que dispensa dispositivos para conexão à web.
Além disso, a operadora traz novidades no setor de informática. Já estão disponíveis pacotes pré-pagos de acesso à internet. Com R$ 5, por exemplo, o usuário pode acessar a rede por 24 horas, com um limite de 250 megabytes de download.
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Vivo: canal especial para os “portados”
Assim como a Claro, a Vivo também lançou um canal em seu site com informações sobre o novo serviço. No www.vivo.com.br/portabilidade os usuários também poderão tirar suas dúvidas sobre a portabilidade. Além disso, a operadora abriu um canal em sua Central de Atendimento especialmente para os clientes “portados”, que podem ser atendidos por meio do número *1058.
Com relação às promoções, valem as que estão vigentes, como a promoção “Recarga Muito, Muito, Muito Premiada” e 1000 minutos por mês para falar com qualquer Vivo em ligações locais, ambas para clientes pré-pagos. Além das promoções “10X mais”, aparelhos grátis, dependendo do plano, e 1000 minutos por mês para falar com qualquer Vivo em ligações locais durante três meses.
Os novos clientes poderão, ainda, contar com minutos extras para falar com outros números da operadora. Quem migrar para a Vivo, também não paga a taxa de adesão de R$ 4.
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A operadora lembra que a efetiva transferência de linha é concluída em até três dias e o cliente não fica sem o serviço nesse intervalo de tempo, pois a operadora alega fazer a operação em horários de baixa utilização de rede.