Por que o investidor deve ficar atento ao mercado durante este feriado

Além do movimento dos ADRs nesta quarta, investidor precisa ficar atento à decisão do Fomc, que promete agitar Wall Street e o câmbio

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo gosta de um feriado para poder descansar, mas para o investidor a pausa desta quarta-feira (1) não será de muita folga e será preciso ficar atento ao mercado, em especial o internacional com a decisão do Fomc (Federal Open Market Committee) nos Estados Unidos.

Sempre que há um feriado somente do Brasil, o investidor precisa ficar atento ao movimento dos ADRs (American Depositary Receipts). Isso porque, como estes recibos têm seus preços atrelados às ações negociadas na B3, eles continuam negociando mesmo com a bolsa brasileira fechada e seus movimentos tendem a indicar o que acontecerá com o papel na volta do feriado.

Porém, nesta semana, não bastasse a necessidade de se ficar de olho a isto, o cenário externo ficará bastante movimentado e também deverá afetar os negócios na B3 na quinta-feira (2).

Continua depois da publicidade

Ainda antes do mercado externo abrir, às 9h15 (horário de Brasília), será divulgado o dado de emprego do ADP, que ajudam na compreensão do mercado de trabalho norte-americano, sendo um considerado uma prévia do relatório de emprego, que sai na sexta-feira. Este é um indicador bastante acompanhado pelo Federal Reserve para traçar sua política monetária.

Por falar no banco central dos EUA, é com ele o principal evento do dia e que promete agitar a bolsa e o câmbio. Às 15h, o Fomc anuncia sua decisão, com expectativa praticamente unânime do mercado de manutenção dos juros na faixa entre 2,25% e 2,50%.

Na sequência ocorre uma coletiva do chairman Jerome Powell, que será o grande destaque já que, segundo a XP Investimentos, “qualquer sinalização de espaço para redução da taxa de juros traria alento aos mercados”.

Continua depois da publicidade

A última reunião do Fed contou com uma alteração relevante na projeção dos diretores em meio a ritmo fraco do crescimento global e o aumento da volatilidade. Dados recentes de PIB mostraram uma economia não tão cambaleante nos EUA, enquanto a inflação tem perdido força, o que tem deixado as projeções mais incertas.

O comunicado e a coletiva de Powell podem indicar os próximos do Fed enquanto o mercado tentar entender se a autoridade americana pretende manter os juros por mais tempo, ou realizar algum movimento com as taxas ainda em 2019.

Diante deste cenário, o investidor pode até tirar esta quarta-feira para descansar, mas não poderá se desligar completamente do mercado. A decisão do Fomc deve agitar bastante Wall Street e costuma movimentar o dólar, ou seja, é bom se preparar para a volta do feriado.

Publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.