Por que o investidor deve ficar atento ao mercado durante este feriado

Além do movimento dos ADRs nesta quarta, investidor precisa ficar atento à decisão do Fomc, que promete agitar Wall Street e o câmbio

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo gosta de um feriado para poder descansar, mas para o investidor a pausa desta quarta-feira (1) não será de muita folga e será preciso ficar atento ao mercado, em especial o internacional com a decisão do Fomc (Federal Open Market Committee) nos Estados Unidos.

Sempre que há um feriado somente do Brasil, o investidor precisa ficar atento ao movimento dos ADRs (American Depositary Receipts). Isso porque, como estes recibos têm seus preços atrelados às ações negociadas na B3, eles continuam negociando mesmo com a bolsa brasileira fechada e seus movimentos tendem a indicar o que acontecerá com o papel na volta do feriado.

Porém, nesta semana, não bastasse a necessidade de se ficar de olho a isto, o cenário externo ficará bastante movimentado e também deverá afetar os negócios na B3 na quinta-feira (2).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda antes do mercado externo abrir, às 9h15 (horário de Brasília), será divulgado o dado de emprego do ADP, que ajudam na compreensão do mercado de trabalho norte-americano, sendo um considerado uma prévia do relatório de emprego, que sai na sexta-feira. Este é um indicador bastante acompanhado pelo Federal Reserve para traçar sua política monetária.

Por falar no banco central dos EUA, é com ele o principal evento do dia e que promete agitar a bolsa e o câmbio. Às 15h, o Fomc anuncia sua decisão, com expectativa praticamente unânime do mercado de manutenção dos juros na faixa entre 2,25% e 2,50%.

Na sequência ocorre uma coletiva do chairman Jerome Powell, que será o grande destaque já que, segundo a XP Investimentos, “qualquer sinalização de espaço para redução da taxa de juros traria alento aos mercados”.

Continua depois da publicidade

A última reunião do Fed contou com uma alteração relevante na projeção dos diretores em meio a ritmo fraco do crescimento global e o aumento da volatilidade. Dados recentes de PIB mostraram uma economia não tão cambaleante nos EUA, enquanto a inflação tem perdido força, o que tem deixado as projeções mais incertas.

O comunicado e a coletiva de Powell podem indicar os próximos do Fed enquanto o mercado tentar entender se a autoridade americana pretende manter os juros por mais tempo, ou realizar algum movimento com as taxas ainda em 2019.

Diante deste cenário, o investidor pode até tirar esta quarta-feira para descansar, mas não poderá se desligar completamente do mercado. A decisão do Fomc deve agitar bastante Wall Street e costuma movimentar o dólar, ou seja, é bom se preparar para a volta do feriado.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.