Conteúdo editorial apoiado por

Por que o Ibovespa fechou em queda após superar os 186 mil pontos com o Copom?

Mercado brasileiro passou a seguir exterior negativo

Reuters

Ativos mencionados na matéria

Publicidade

O Ibovespa encerrou a quinta-feira em queda, apagando os fortes ganhos registrados pela manhã que levaram a uma nova máxima histórica, pressionado pelo humor negativo que tomou os mercados acionários de Nova York.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 0,84%, a 183.313,75 pontos. Na mínima, marcou 181.566,56 pontos e, na máxima, 186.449,75 – recorde intradia. O volume financeiro somou R$38,75 bilhões.

Ao longo da manhã desta quinta-feira, a bolsa brasileira chegou a subir mais 1%, impulsionada pela leitura positiva do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgado ontem a noite.

Na ocasião, o BC decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano, como esperado pelo mercado, e fez a indicação de que poderá fazer um corte de juros em março, mas enfatizou que manterá “a restrição adequada” para levar a inflação à meta de 3%.

“O comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, disse o BC em comunicado.

Contudo, o bom humor do mercado doméstico sucumbiu no início da tarde após a abertura das bolsas de Wall Street. Por lá, os índices tiveram quedas firmes, pressionados por uma perda de 11% nas ações da Microsoft, após divulgação de números trimestrais, enquanto os agentes ainda avaliavam a decisão do Federal Reserve, divulgada na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

“A sessão de hoje [do Ibovespa] foi um bom retrato de ‘digestão’ pós-superquarta”, destacou Jose Áureo Viana, sócio da Blue3 Investimentos.

O profissional acrescentou que o recorde intradiário da bolsa brasileira “teve muito de reprecificação local [juros futuros e prêmio] e a virada teve muito de correlação com o risk-off no exterior”, além de realização de lucros, tendo em vista o forte do mês.

Na agenda doméstica, um dos destaques foram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostraram que o Brasil fechou 618.164 vagas formais de trabalho em dezembro, mas terminou 2025 com saldo positivo acumulado de 1.279.498 vagas. Economistas ouvidos em pesquisa da Reuters esperavam fechamento líquido de 478.000 vagas.

Continua depois da publicidade

Pela manhã, outro ponto de atenção foi a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao portal Metrópoles, em que ele afirmou que “com certeza” deixará o governo em fevereiro.

DESTAQUES

PETROBRAS PN (PETR4) subiu 0,96%, o que ajudou a reduzir as perdas do Ibovespa, em linha com a disparada do preço do petróleo no exterior, com o Brent fechando em alta de 3,5%. A companhia informou na quarta-feira que suas reservas provadas fecharam 2025 em 12,1 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás), versus 11,4 bilhões em 2024.

Continua depois da publicidade