Publicidade
SÃO PAULO – Na hora de comprar pneus para seus veículos, sejam eles novos ou usados, os brasileiros estão preferindo os produtos chineses, que custam muito menos do que os demais.
De acordo com a Agência Autoinforme, desde que começaram a chegar com mais força, há dois anos, os fabricantes chineses se tornaram uma ameaça à indústria local e acabaram tomando uma fatia grande no mercado de usados importados.
Clientes não levam a durabilidade em conta
Conforme explica o presidente da Bridgestone Firestone no Brasil, Eugenio Deliberato, o consumidor acaba comprando esse tipo de produto porque é mais barato, sem levar em conta a durabilidade, que pode ser menos da metade dos concorrentes.
Continua depois da publicidade
“Nós mantivemos o nível de vendas, mas agora temos de lutar em duas frentes”, argumenta Deliberato, que considera que os chineses fazem concorrência desleal e oferecem um produto de baixa qualidade.
Antes, o grande problema desse setor era o pneu de segunda mão vindo da Europa, reformado e vendido aqui. Agora, as empresas asiáticas entraram no mercado e tomaram aproximadamente metade da participação dos usados.