PF mira líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, e faz buscas no Congresso Nacional

A operação foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal) e faz parte de uma investigação sobre desvio de dinheiro público de obras no Nordeste

Lara Rizério

(Marcos Oliveira/Agência Senado)

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (19)  mandados de busca e apreensão no Congresso Nacional, tendo como principal alvo o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo do presidente Jair Bolsonaro no Senado.

A PF também tem como alvo o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), filho do senador. 

A operação foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal(STF), e faz parte de uma investigação sobre desvio de dinheiro público de obras no Nordeste. A investigação tem como base acontecimentos da época em que Bezerra Coelho era ministro da Integração Nacional do governo de Dilma Rousseff (PT).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais de 40 mandados de busca e apreensão são cumpridos. Além de Brasília, a PF também deflagra a operação em Pernambuco, estado de origem dos suspeitos. 

A investigação tem como base delações premiadas de doleiros e empresários, com a suspeita de que dinheiro de contratos superfaturados ou fictícios de obras vinculadas ao Ministério da Integração Nacional tenha sido desviado para campanhas dos políticos.

Em nota, o advogado de Bezerra Coelho, André Callegari, disse que as medidas se referem a “fatos pretéritos” e que a justificativa seria a “a atuação política e combativa do senador”. 

Continua depois da publicidade

“Causa estranheza à defesa do senador Fernando Bezerra Coelho que medidas cautelares sejam decretadas em razão de fatos pretéritos que não guardam qualquer razão de contemporaneidade com o objeto da investigação. A única justificativa do pedido seria em razão da atuação política e combativa do senador contra determinados interesses dos órgãos de persecução penal”, afirmou a defesa.

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país:

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.