STF articula afastamento de Deltan Dallagnol do comando da Lava Jato

O movimento, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, ocorre após os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes requisitarem todo mensagens apreendidas pela PF com os suspeitos de terem violado celulares de autoridades

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao desgaste das mensagens reveladas por reportagens nos últimos meses, ministros do Supremo Tribunal Federal articulam o afastamento do procurador Deltan Dallagnol do comando da força-tarefa da operação Lava Jato, em Curitiba.

O movimento, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (2), ocorre após os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, em processos diferentes, requisitarem todo o material de mensagens apreendido pela Polícia Federal com os suspeitos de terem violado celulares de autoridades.

Segundo a reportagem, os magistrados buscam caminhos para o afastamento de Deltan. Uma possibilidade seria a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, determinar essa medida a partir de Brasília. O movimento, porém, não é visto como provável no momento, já que a procuradora tem se mostrado pouco disposta a se indispor com colegas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro caminho seria a partir do próprio STF. Neste caso,a decisão poderia caber a Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das fake news, relatado por ele. Ontem, o ministro determinou que as mensagens apreendidas com os suspeitos de hackeamento sejam encaminhadas ao Supremo em até 48 horas.

Também decidiu nesse sentido, porém em caso distinto, o ministro Luiz Fux. Em decisão liminar, o magistrado atendeu a pedido do PDT e determinou a preservação das provas, em meio às notícias de que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, teria informado autoridades alvo dos vazamentos que o material seria destruído.

A reação do STF se deu no mesmo dia em que a Folha de S.Paulo publicou, em parceria com o site The Intercept Brasil, reportagem que revelava mensagens em que Dallagnol teria incentivado colegas a investigar o ministro Dias Toffoli, atual presidente do Tribunal.

Continua depois da publicidade

Tal prática é vedada pela Constituição, que determina que ministros do STF não podem ser investigados por procuradores de primeira instância, caso de Dallagnol e seus colegas da Lava Jato em Curitiba.

A possível movimentação dos ministros para afastar o coordenador da força-tarefa da Lava Jato é considerado mais um duro golpe à operação.

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país:

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.