PF prende 4 suspeitos de hackear celulares de Moro e procuradores

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto 

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira (23) em busca do hacker e outros suspeitos de envolvimento na invasão do celular do ministro da Justiça, Sergio Moro, e outros procuradores da Operação Lava-Jato.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. Segundo a TV Globo, uma das principais hipóteses é de uma ação orquestrada para pegar dados dos aparelhos de Moro e procuradores.

Segundo a PF, o nome da operação, Spoofing, se refere a “falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A autorização para a operação é do juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília.

Desde o início de junho, o site The Intercept Brasil tem divulgado diversas conversas entre procuradores da Lava-Jato e o ministro Sergio Moro, indicando que o até então juiz federal interferiu nas decisões da operação.

Nesta segunda-feira, o ministério da Economia informou também que o ministro da pasta, Paulo Guedes, teve o seu celular hackeado, sendo que já foi pedida uma investigação para a Polícia Federal.

Continua depois da publicidade

Veja a nota emitida pela Polícia Federal:

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (23/07), a Operação spoofing com o objetivo de desarticular organização criminosa que praticava crimes cibernéticos.

Foram cumpridas onze ordens judiciais, sendo sete Mandados de Busca e Apreensão e quatro Mandados de Prisão Temporária, nas cidades de São Paulo/SP, Araraquara/SP e Ribeirão Preto/SP.

As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados.

As informações se restringem às divulgadas na presente nota.

Spoofing é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é.

Comunicação Social da PF

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.