“É inaceitável repudiar a prisão em segunda instância”, diz Luiz Fux

Ministro do STF ressaltou que as instituições brasileiras se fortaleceram e garantiu que a Lava-Jato continuará quando ele for presidente da Corte

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos anos, o Brasil passou por uma série de solavancos políticos e crises institucionais, mas o desfecho dos processos provou que as instituições estão funcionando e exercendo suas reais funções. Esse é o balanço que faz o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O magistrado participou, nesta sexta-feira (5), do segundo dia da Expert XP 2019, o maior evento de finanças do mundo, com painel sobre o momento institucional brasileiro. Assista a íntegra pelo vídeo acima.

“Tivemos um impeachment, casos de corrupção sistêmica e atribuíveis a pessoas do alto escalão. Vivemos uma série de crises institucionais, mas agora as instituições estão funcionando, na medida em que passaram a exercer suas reais funções”, avalia. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fux disse ainda que a Operação Lava-Jato irá continuar e ressaltou que essas eram as palavras de alguém que assumirá, no ano que vem, a presidência do STF. O ministro sucederá Dias Toffoli.

“Temos que tornar perene o combate à corrupção para criar um novo padrão no Brasil. Hoje, o republicanismo está vencendo o patrimonialismo.”

Lula

Fux tocou indiretamente na situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dois momentos no painel. A defesa de Lula tem pedidos de habeas corpus atualmente na pauta do STF.

Continua depois da publicidade

O mais relevante deles é o que pede a suspeição do ministro da Justiça Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá quando era juiz da Lava-Jato em Curitiba. 

Em um primeiro momento, Fux afirmou que “é inaceitável repudiar a prisão em segunda instância”.

“Uma pessoa para ser condenada em segunda instância é denunciada, sentenciada por um juiz e julgada por um colegiado de desembargadores. Os tribunais superiores não podem sequer analisar a materialidade desses casos, apenas se algum preceito constitucional foi ferido.”

A segunda alusão que se aplica a Lula foi quando Fux disse que um homem não pode pedir por presunção de inocência após ter sido condenado em duas instâncias em um processo penal. “O Supremo não pode admitir demandas frívolas às quais a parte já sabe que não tem direito.”

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.