Segunda Turma do STF decide julgar 2 pedidos de liberdade de Lula

A decisão ocorreu a pedido de Cristiano Zanin, advogado de Lula, que usou como argumento o fato de o petista estar preso há mais de um ano

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu julgar, nesta terça-feira (25), dois habeas corpus apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A previsão inicial era que a discussão de fato ocorresse nesta data, mas foi adiada na última segunda-feira após pedido do ministro Gilmar Mendes para retirar um dos pedidos de liberdade da pauta do colegiado.

A mudança ocorreu a pedido de Cristiano Zanin, advogado de Lula, que usou como argumento o fato de o petista estar preso há mais de um ano. “O que nós pedimos, inclusive por petição protocolada ontem, é que sejam dadas as prioridades regimentais, uma vez que há paciente preso há mais de 400 dias. E também estamos diante de um julgamento que foi iniciado”, disse.

Após o pedido do advogado, o ministro Gilmar Mendes sugeriu que se permitisse que Lula ficasse em liberdade até que o julgamento de seus pedidos ocorresse. Os magistrados, porém, deliberaram que os habeas corpus seriam apreciados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Dentro das razões que expus [não haver tempo hábil para o julgamento nesta terça por causa da pauta extensa], eu havia indicado o adiamento”, disse Gilmar.

“Mas tem razão o advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença de condenação confirmada em segundo grau. Como temos a ordem dos trabalhos já organizada, o que proporia ao Tribunal é conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação concreta nessa turma”, completou.

O julgamento começou em dezembro, mas foi suspenso por pedido de vista de Gilmar Mendes.

Continua depois da publicidade

Em um dos pedidos a serem analisados nesta tarde, os advogados de Lula questionam a atuação do relator da Lava-Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer. No outro, a defesa do petista pede a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública.

Receba com exclusividade todas as edições do Barômetro do Poder e fique por dentro do que os maiores especialistas da política estão esperando para o futuro do país. É grátis!

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.