Para 56%, vazamentos de conversas com Moro não comprometem resultados da Lava-Jato

Segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, apenas 13,3% dos entrevistados não tomaram conhecimento do acontecimento

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que 56,1% dos brasileiros que tomaram conhecimento dos vazamentos de conversas do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) com procuradores da Lava-Jato disseram que os fatos revelados pelo site The Intercept Brasil não põem em dúvida os resultados da operação.

Outros 38,1% pensam o contrário e veem resultados comprometidos com o que tem sido divulgado há 16 dias pelo veículo, a partir de uma ação hacker que teria obtido trocas de mensagens privadas entre membros da força-tarefa da operação e autoridades como o ex-juiz Moro.

Nas mensagens, Sérgio Moro, então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) dá orientações sobre procedimentos da operação Lava-Jato ao procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação na capital paranaense.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Material mais recente divulgado também mostra influência de Moro sobre a dinâmica de operações que ainda seriam deflagradas pelos investigadores. A identidade da fonte que compartilhou o material com a reportagem do Intercept Brasil é mantida em sigilo pelo veículo. O ministro, por sua vez, diz não ter condições de reconhecer a autenticidade do conteúdo e diz que, mesmo se assim fosse, os fatos revelados não representam irregularidades por ele cometidas.

paraná2

A pesquisa feita pelo Instituto Paraná ouviu 2.264 eleitores de 176 municípios das 27 unidades da federação, por telefone, entre os dias 17 e 21 de junho. O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que, se o levantamento fosse feito nos mesmos termos esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Segundo o levantamento, apenas 13,3% dos entrevistados não tomaram conhecimento do vazamento de mensagens entre o então juiz e procuradores da força-tarefa da operação Lava-Jato.

Continua depois da publicidade

Receba com exclusividade todas as edições do Barômetro do Poder e fique por dentro do que os maiores especialistas da política estão esperando para o futuro do país. É grátis!

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.