XP/Ipespe: 47% não mudam percepção sobre Lava-Jato após vazamentos, mas avaliação de Moro piora

O ministro continua sendo a personalidade da política mais bem avaliada entre as 12 que constam da pesquisa. Sua nota, porém, caiu

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As conversas atribuídas ao ministro Sergio Moro e integrantes da Lava Jato que dominaram o noticiário político desta semana não alteraram a percepção de grande parte da população sobre a Operação Lava-Jato. Mas a avaliação de Moro piorou.

É o que mostra a edição da pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 11 e 13 de junho. Foram feitas 1.000 entrevistas telefônicas com eleitores de todas as regiões do País.

A maioria dos ouvidos, 77%, afirmou ter tomado conhecimento do episódio, ante 23% que afirmaram não saber do assunto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

27

Para 47%, o evento não altera a percepção sobre a Lava-Jato. Já para 11%, o acontecimento pode alterar a percepção para melhor, e para 31%, há impacto negativo. 

28

Na avaliação de 44% dos ouvidos, a Lava-Jato não cometeu excessos em sua atuação até o momento. Para 14%, a operação se excedeu, mas, ainda assim, o resultado “valeu a pena”. Por outro lado, 30% avaliam que houve excessos e que, por isso, decisões precisariam ser revistas.

29

O ex-juiz segue como a personalidade mais bem avaliada entre as 12 testadas, com nota média de 6,2 entre os entrevistados em uma escala de 0 a 10. Contudo, houve uma piora ante a nota 6,5 em maio e 7,3 em janeiro.

Continua depois da publicidade

O presidente Jair Bolsonaro manteve sua nota média de 5,7, sendo a segunda personalidade mais bem avaliada. Paulo Guedes, ministro da Economia, aparece na terceira posição, com nota média 5,5. 

17

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.