Presidente do Equador aumenta restrição sobre ganhos de petrolíferas

Parcela que as empresas deverão repassar ao governo passa a ser de 99%, frente aos 50% estabelecidos anteriormente

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (5), o presidente do Equador, Rafael Correa, assinou um decreto determinando a ampliação da participação do Estado nos lucros das petrolíferas estrangeiras em operação no país.

Com isso, a parcela que as empresas deverão repassar ao governo passa a ser de 99%, frente aos 50% estabelecidos anteriormente. A decisão afeta diretamente a Petrobras, que possui investimentos da ordem de R$ 430 milhões no país.

Segundo Correa, uma reunião no dia 15 de outubro deve ser estabelecida entre o ministro de Minas e Petróleo do país, Galo Chiriboga, e as companhias estrangeiras afetadas, com o intuito de se definir a nova política energética a ser tomada pelo governo.

Continua depois da publicidade

Petrobras no Japão?

Segundo rumores do mercado, a Petrobras estaria próxima de adquirir uma refinaria japonesa. De acordo com notícia divulgada nesta sexta-feira pelo periódico japonês Yomiuri Shimbun, a estatal brasileira teria entrado no estágio final para aquisição de uma refinaria em Okinawa, pertencente ao grupo Exxon Mobil. Todavia, ambas as empresas envolvidas recusaram-se a comentar o fato divulgado pelo jornal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.